Início do conteúdo

03/03/2010

Fiocruz Pernambuco inaugura segunda fase de expansão


O Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz Pernambuco), inaugura nesta quinta-feira (4/3), às 11h, no Recife, a segunda fase de sua expansão com a entrega de dois novos pavimentos de um dos seus blocos, que foram reformados e mobiliados para abrigar o Departamento de Saúde Coletiva (Nesc) da instituição. A obra também inclui a adaptação do terceiro pavimento do prédio para receber as sete novas salas de aula do Centro de Pesquisa, com capacidade para quase 300 alunos. O investimento na ampliação chegou a R$ 2,5 milhões, recursos da Fiocruz e de emenda parlamentar. Agora o bloco tem cinco andares. A cerimônia de inauguração contará com a presença do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, além do diretor da Fiocruz Pernambuco, Eduardo Freese, e autoridades.


 O terceiro pavimento – salas de aula – também foi readequado e vai beneficiar diretamente os mais de 140 alunos dos cursos regulares de pós-graduação oferecidos pela Fiocruz Pernambuco

O terceiro pavimento – salas de aula – também foi readequado e vai beneficiar diretamente os mais de 140 alunos dos cursos regulares de pós-graduação oferecidos pela Fiocruz Pernambuco


A construção dos dois andares novos foi realizada em 2006, mas abrigou durante dois anos os departamentos/laboratórios onde são desenvolvidas as pesquisas da área biomédica da instituição, que também passaram por reformas. Com a inauguração das novas instalações desses laboratórios, o quarto e o quinto andares passaram por uma readequação para abrigar os 36 gabinetes dos pesquisadores do Departamento de Saúde Coletiva, sete salas de apoio administrativo e à pesquisa e duas salas de reunião, além de duas salas de aula informatizadas, com capacidade para 46 alunos. No espaço, os pesquisadores do Nesc continuarão desenvolvendo estudos nos campos da epidemiologia, planejamento, gestão e avaliação de serviços de saúde, políticas públicas, saúde ambiental, sistemas de informação em saúde, saúde indígena, métodos quantitativos e violência em saúde.


O terceiro pavimento – salas de aula –  também foi readequado e vai beneficiar diretamente os mais de 140 alunos dos cursos regulares de pós-graduação oferecidos pela Fiocruz Pernambuco (mestrado, doutorado, especialização e residência). Em 2010, a instituição deve receber mais de 120 alunos para cursos de especialização demandados pelo Ministério da Saúde para a formação de recursos humanos para o SUS.


Antes da ampliação, o prédio tinha apenas três andares e foi construído no início dos anos 2000. No térreo estão situados o Departamento de Virologia e Terapia Experimental, o Laboratório de Nível de Biossegurança 3 (NB 3) e a Central de Esterilização da instituição. No primeiro andar, fica localizado um mezanino. No segundo, a biblioteca da instituição.


A primeira etapa da expansão da Fiocruz Pernambuco foi concluída em 16 de abril de 2009, com a entrega das novas instalações dos departamentos de Entomologia, Imunologia, Microbiologia e Parasitologia da instituição. O investimento na ampliação desses espaços chegou a quase R$ 7 milhões e resultou no ganho de dois pavimentos (antes havia apenas térreo e primeiro andar). A área ocupada pelos departamentos dobrou, chegando a quatro mil metros quadrados, ampliando a relação área física versus pesquisador. As instalações antigas datavam da época da inauguração do prédio da Fiocruz Pernambuco, em 1986, quando a instituição foi transferida do bairro do Espinheiro para a Cidade Universitária.


Publicado em 3/3/2010.

Voltar ao topo Voltar