Início do conteúdo

22/06/2009

Fiocruz pra Você vacinou 5,6 mil crianças neste sábado (20/6)

Fernanda Marques e Paula Lourenço


Neste sábado (20/6), das 8h às 17h, foi realizada 16ª edição do Fiocruz pra Você, uma grande festa da vacina, que ofereceu à população mais de 70 atividades gratuitas, como circo, shows de música e dança, exames de saúde e emissão de documentos, além - é claro - das gotinhas que garantem proteção contra a paralisia infantil para crianças menores de cinco anos. No campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro, foram vacinadas 3.481 crianças, ou seja, 6% a mais do que ano passado. Já no campus da Fundação em Jacarepaguá, também no Rio, o número de crianças imunizadas foi de 1.550. No total, 5.031 crianças receberam as gotinhas nos campi do Rio. A festa da vacina também ocorreu nos campi da Fiocruz na Bahia, em Minas Gerais e no Amazonas, onde cerca de 90, 370 e 180 crianças receberam as gotinhas, respectivamente. A Fundação, portanto, vacinou em torno de 5,6 mil crianças em todo o Brasil.


 O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, vacina a pequena Laura, a primeira criança a receber as gotinhas no Fiocruz pra Você 2009 (Fotos: Peter Ilicciev/CCS/Fiocruz) 

O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, vacina a pequena Laura, a primeira criança a receber as gotinhas no Fiocruz pra Você 2009 (Fotos: Peter Ilicciev/CCS/Fiocruz) 


Em Manguinhos, a abertura da 16ª edição do Fiocruz pra Você presenteou com saúde a pequena Laura Reçone Borges Príncipe, que comemora hoje 11 meses de vida. Ela foi a primeira criança a receber as gotinhas contra a paralisia infantil na Fundação. Vacinar cada criança não demora mais do que 15 segundos, em média. “Ela resmungou um pouquinho, porque dizem que a gotinha é amarga, mas foi muito rápido. Fico feliz por saber que minha filha está protegida, porque o que os pais mais querem é que seus filhos tenham saúde”, comentou a professora Érika Reçone Borges Príncipe, 39 anos, mãe de Laura, que está com todas as vacinas em dia. Para o pai da criança, Alex Príncipe, 40, que é funcionário da Fiocruz, hoje é um dia importante para todas as crianças do Brasil. “Entendemos que hoje é um dia especial para evitar que a poliomielite volte ao país, como disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ontem à noite na TV”, comentou.


 O personagem Zé Gotinha animou a criançada 

O personagem Zé Gotinha animou a criançada 


“É fundamental que os pais tragam seus filhos menores de cinco anos para serem vacinados contra a paralisia infantil. Porque, diferentemente da varíola, que já foi erradicada em todo o mundo, a poliomielite ainda persiste em alguns países. Embora as Américas e várias partes do mundo já tenham eliminado a circulação do vírus da pólio, isto ainda não aconteceu no Afeganistão, na Índia, no Paquistão e na Nigéria. Portanto, devido às migrações e às viagens internacionais, o Brasil pode receber um caso importado de poliomielite e, se nossas crianças não estiverem imunizadas, pode haver a reintrodução da doença no país. Por isso os pais têm que vacinar seus filhos. É preciso uma vigilância constante. Não podemos vacilar”, disse o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha. “A meta da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro é vacinar todas as crianças menores de cinco anos da cidade. Para isso, contamos com 780 pontos de vacinação espalhados por todo o município e com o trabalho de 5 mil funcionários, além de mil voluntários”, completou o sub-secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.


 O ator e apresentador Alexandre Henderson, cercado pelos atores-mirins Ruan Ricardo e Laura Barreto e por uma mãe que trouxe o filho para ser vacinado na Fiocruz 

O ator e apresentador Alexandre Henderson, cercado pelos atores-mirins Ruan Ricardo e Laura Barreto e por uma mãe que trouxe o filho para ser vacinado na Fiocruz 


Vários convidados prestigiaram a festa, como o ator e apresentador Alexandre Henderson, do programa Globo Ciência, e os atores-mirins Laura Barreto e Ruan Ricardo. "Esta iniciativa da Fiocruz é muito válida. Além de conscientizar a população sobre a importância da vacina, a Fundação oferece uma grande festa da saúde e da educação, com várias atividades para a popularização da ciência, que é também o nosso objetivo no Globo Ciência. É importante que as pessoas não vejam o cientista só como um homem no laboratório cercado por vidros, mas sim como um profissional comprometido com a sociedade. Neste sentido, acho muito bacana o engajamento da Fiocruz com as comunidades de seu entorno", afirmou Alexandre. "Os pais têm que vacinar as crianças. No futuro, eles verão a importância disso, quando os filhos tiverem crescido fortes", destacou a pequena Laura, de sete anos, que se lembra com alegria das vezes em que seus pais a levavam para tomar as gotinhas. "Hoje eu ajudei a vacinar uma criança. Foi uma experiência muito boa", definiu a jovem atriz, que vive Lalit na novela Caminho das Índias (TV Globo).  


 Os atores-mirins Karina Ferrari e João Vitor Silva, que prestigiaram o evento em Manguinhos, recebem o abraço de Paulo Gadelha 

Os atores-mirins Karina Ferrari e João Vitor Silva, que prestigiaram o evento em Manguinhos, recebem o abraço de Paulo Gadelha 


Os atores-mirins Cássio Ramos, o Vavá da novela Promessas de amor (TV Record), Caio Vydal, que interpretou Gibo em Três irmãs (TV Globo), e Cadu Paschoal, o dalit Hari de Caminho das Índias, também compareceram ao Fiocruz pra Você 2009. Os três já tinham estudado a história de Oswaldo Cruz na escola, mas nunca tinham visitado o Castelo de Manguinhos. "Achei o prédio muito interessante, principalmente os detalhes da arquitetura. Todo mundo deveria conhecer essa história", ressaltou o jovem Caio. "O Castelo é fantástico. Existe muita coisa para se aprender aqui", acrescentou Cássio, de 10 anos. Sobre a importância da vacina, Cadu, de 12 anos, foi taxativo: "O Brasil já sofreu muito por causa da pólio. Os mais velhos ainda se lembram. Para que o país não passe por esse problema de novo, os pais devem vacinar seus filhos sempre". Karina Ferrari, a Anusha de Caminho das Índias, e João Vitor Silva, o Eduardo de Poder paralelo (TV Record), completaram a turma de atores-mirins que visitaram o evento da Fiocruz.  


 Milhares de pessoas participaram das mais de 70 atividades gratuitas no Fiocruz pra Você 2009 

Milhares de pessoas participaram das mais de 70 atividades gratuitas no Fiocruz pra Você 2009 





O Fiocruz pra Você é um evento promovido anualmente pela Fundação durante a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Sua missão é garantir às crianças menores de cinco anos as duas gotinhas que protegem contra a paralisia infantil e oferecer às famílias atividades de lazer, culturais, educativas e de promoção da saúde e da cidadania. Quem veio à Fiocruz foi recebido com festa: palhaços, malabaristas e outros artistas estaravam espalhados pelo campus levando a alegria e a animação da arte circense aos visitantes. Em horários variados, houve ainda o espetáculo Ciência no circo, com acrobacias aéreas, e o show de Clown, o palhaço cientista. 


 Palhaços distribuíram carinho e alegria aos visitantes 

 Palhaços distribuíram carinho e alegria aos visitantes 





Entre os shows de música e dança, o Fiocruz pra Você teve apresentações dos grupos Música na Calçada, Dançando pra não dançar, Flautistas da Pro Arte e Orquestra Jovem de Niterói. Somaram-se à programação o Duo Milênio, com violoncelo, violão e percussão, o grupo de choro e samba Trio Três e a banda Harmonia, que nasceu no Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro. Mantendo a tradição do Fiocruz pra Você, quem encerrou as atividades foi o grupo AfroLata, com um emocionante show de percussão em frente ao Castelo da Fiocruz. 


 Centenas de pessoas fizeram exames de glicose 

Centenas de pessoas fizeram exames de glicose 


Os serviços oferecidos incluíram distribuição de preservativos; exame das mamas; verificação da glicose; sessões de shiatsu; cálculo da curva de crescimento e verificação de sinais vitais em crianças; orientações sobre planejamento familiar, pré-natal, cuidados com o bebê, alimentação e direitos humanos; distribuição de cartilhas e outros materiais educativos sobre como prevenir verminoses, DST/Aids, dengue e outras doenças.


 A avaliação motora de bebês de zero a 12 meses foi um dos serviços oferecidos 

A avaliação motora de bebês de zero a 12 meses foi um dos serviços oferecidos 





A Defensoria Pública teve uma tenda no Fiocruz pra Você, onde foram prestados serviços como a emissão de ofício de gratuidade para segunda via da carteira de identidade, certidão de nascimento, de casamento e de óbito, inclusive de outros estados, e a primeira certidão de nascimento para aqueles que não possuem este documento. As pessoas interessadas em se casar ou tirar qualquer dúvida na área jurídica compareceram à tenda da Defensoria Pública. Outra instituição presente no evento, a Fundação Leão XIII também forneceu isenção para documentos em geral, tais como carteira de identidade e de trabalho.


 Não faltaram brincadeiras 

 Não faltaram brincadeiras 





Para a criançada, foram oferecidas atividades como a pescaria de microrganismos, a fábrica de moléculas do mundo nanoscópico e a oficina de pipas, além de contadores de histórias, piscina de bolas, pintura e outras brincadeiras. Os visitantes puderam ainda se sensibilizar na oficina Anjos da Visão, promovida pelo Instituto Benjamin Constant. Microscópios para observação de células do sangue e parasitos, passeio de trenzinho, exposição, teatro e esportes completaram a programação. Ao longo do dia não não faltaram atrações.


 Os esportes também estavam na programação 

Os esportes também estavam na programação 





Com o slogan Não dá pra vacilar, tem que vacinar, o Ministério da Saúde mobilizou todo o Brasil contra a pólio: foram 115 mil postos de vacinação espalhados por todo o território nacional, com o envolvimento de 350 mil pessoas e a utilização de 40 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais). Ao todo, a campanha recebeu do Ministério investimentos da ordem de R$ 46 milhões. A segunda etapa da campanha ocorrerá em 22 de agosto.



Leia também:


Saiba mais sobre a poliomielite e sobre a vitória brasileira contra o vírus


População e voluntários são atrações à parte no Fiocruz pra Você 2009


Farmanguinhos abre suas portas para a comunidade


Fiocruz pra Você chega à décima edição na Bahia


2º Fiocruz Minas pra Você supera expectativas


Fiocruz Amazônia atinge meta de vacinação na primeira edição do Fiocruz pra Você em Manaus


Publicado em 20/06/2009.

Voltar ao topo Voltar