Fiocruz promove ato contra a violência em Manguinhos (RJ) na próxima terça-feira (25/4)

Publicado em
CCS/Fiocruz
Compartilhar:
X

A Fiocruz promove, na próxima terça-feira (25/4), um ato contra a violência em Manguinhos. A concentração será a partir das 8h30 na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Os frequentes conflitos armados em Manguinhos vêm afetando a vida de moradores, trabalhadores e estudantes da região. Diversas atividades da Fiocruz, em especial no campo do ensino e pesquisa, vêm sendo afetadas diretamente pelos conflitos. O ato tem o objetivo de promover uma reflexão sobre a necessidade de enfrentamento da violência e chamar a atenção da sociedade e das autoridades sobre a situação atual.

Durante a concentração para o ato, de 8h30 às 10h, será realizada uma oficina de cartazes no pátio da EPSJV. Todos os trabalhadores e alunos de várias unidades e moradores de Manguinhos se encontram às 10h, em frente à Rosa dos Ventos, próxima à portaria da Avenida Leopoldo Bulhões, e pouco depois, às 10h20, saem em passeata até o Castelo, onde será realizado ato de protesto, às 11h. Após o ato, o grupo da EPSJV retorna à Escola em passeata, pelo Caminho de Oswaldo Cruz.

Na parte da tarde, serão realizadas rodas de conversa na EPSJV e a visita de uma comissão de trabalhadores da Fiocruz ao Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, em Manguinhos. O objetivo da visita é debater propostas de segurança, reorganização e revitalização das escolas de Manguinhos. Às 14h, a conversa será sobre a violência nas escolas de Manguinhos. A partir das 15h, uma liderança comunitária de Manguinhos irá falar sobre as consequências da violência na região.