Início do conteúdo

05/06/2013

Fiocruz promove a festa da vacinação neste sábado


O Brasil promove em 2013 a 35ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Com a campanha, a Fundação abrirá as portas de seu campus de Manguinhos neste sábado (8/6) para a 20ª edição do Fiocruz pra Você, evento que transforma a instituição no maior posto de vacinação do país. O objetivo do Ministério da Saúde (MS) é vacinar 12,2 milhões de crianças entre 6 meses e 5 anos de idade. Na Fundação haverá mais de 60 atividades gratuitas, como espetáculos de dança, música e teatro, brincadeiras para as crianças, programação esportiva, oficinas de capoeira, pipas, malabares, pintura e desenho, escovódromo (em que profissionais de saúde ensinarão a fazer corretamente a higiene bucal), informações sobre promoção da saúde (como testes de hipertensão e diabetes), contação de histórias, feira de ciências, visita guiada ao Castelo da Fiocruz e muito mais, de 8h às 17h. O evento também terá a presença de Nalbert Tavares Bittencourt, ex-atleta de vôlei de quadra e de praia. Além do campus de Manguinhos, haverá vacinação e atividades em outras unidades da Fundação: no Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), em Jacarepaguá, no Instituto Fernandes Figueira (IFF), no Flamengo, e em Minas Gerais, na Bahia e no Amazonas. É importante ressaltar que apenas as crianças que estiverem com a carteira de vacinação receberão o imunizante. No Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, a Fundação organiza uma festa para toda a população.

 
Bailarina do grupo Dançando para Não Dançar se apresenta no Fiocruz pra Você 2012 (Foto: Peter Ilicciev)

 

Além da vacinação, o visitante poderá conferir um pouco do trabalho desenvolvido nos laboratórios da Fiocruz, que têm impacto na saúde pública e no desenvolvimento da ciência. Aparelhos que estão presentes na rotina dos pesquisadores também poderão ser vistos pelo público. Recursos audiovisuais, fotográficos, jogos e réplicas serão utilizados para tornar mais fácil a compreensão em relação aos procedimentos da pesquisa científica.

Na Fiocruz apenas a vacina oral será oferecida a crianças da faixa etária citada, mas durante a campanha – que se estenderá em todo o país até o dia 21 – também será feita a vacinação injetável para crianças com 2 e 4 meses. Essa forma de imunização ao vírus está sendo aplicada desde a campanha do ano passado. A vacinação oral é segura, induz boa imunidade intestinal e humoral, além de proteger contra os três sorotipos de poliovírus. De acordo com o MS, 115 mil postos de vacinação de todo o país receberão as doses da vacina. O país está livre do poliovírus desde 1990 e assim deve manter-se até a certificação mundial da erradicação do agente infeccioso. Segundo o MS, é fundamental a manutenção da vacinação para evitar a reintrodução da pólio no país.

Poliomielite

A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e a evolução dessa manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. Esta doença encontra-se erradicada no país desde o início dos anos 90, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os últimos casos de poliomielite nas Américas ocorreram no Brasil em 1989 e no Peru em 1991. Atualmente, ainda há circulação de poliovírus em alguns países da África e Sudeste Asiático. No cenário global da poliomielite, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que, entre 2011 e 2012, 16 países registraram casos da doença e na sua maioria, decorrente de importações do poliovírus selvagem de países endêmicos ou de países que restabeleceram a transmissão. Os países endêmicos são Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Os que restabeleceram a transmissão são Angola, Chade e República do Congo. E os países com ocorrência devido a importação de casos são Mali, Niger, Gabão, Costa do Marfim, Congo, República Centro-Africana, China, Guiné, Quênia e Índia. Em 2012 foram registrados 223 casos, sendo 217 (97,3%) em países endêmicos e 6 (2,7%) em não-endêmicos. Em 2013, até 12 de março foram registrados 10 casos, sendo 5 no Paquistão, 4 na Nigéria e 1 no Afeganistão.

Programação

ABERTURA DA FEIRA DE CIÊNCIA E SAÚDE E DA VACINAÇÃO (coreto Praça Pasteur)
Apresentação do grupo Música na Calçada
Apresentação do Palhaço Clowne, o cientista

Postos de vacinação - 8h às 17h
Posto 1 – Praça Pasteur
Posto 2 – Biblioteca de Manguinhos

APRESENTAÇÕES CULTURAIS
Palco Principal (em frente ao Castelo)
10h – Música na Calçada
11h – Companhia de Dança HIP HOP Laís Amaral
12h – Grupo de Teatro Portas Abertas - Comlurb
14h30 – Prata da Casa: MC Dalton
15h30 – Show de encerramento – Grupo André Sampaio & Os Afro Mandinga

Palco Alternativo (ao lado da Biblioteca)
10h – Dança sênior PASI
11h – Badalando a cidadania
13h – Escola de música de Manguinhos Casa Viva

Apresentação Volante
10h30 às 12h – Cyclophonica (no Parque da Ciência)
13h30 às 15h – Cyclophonica (em frente ao Castelo)

TENDA DA CIÊNCIA
8h às 17h – Canal Saúde: programação especial e sorteio de diversos dvds.

MUSEU DA VIDA / estacionamento
9h às 17h – Ensp - Programa de Atenção ao Idoso (PASI)
9h às 17h – EPSJV - Oficina de capoeira
9h às 17h – EPSJV - Oficina de malabares
 
BIBLIOTECA DE MANGUINHOS
8h às 17h – Icict - Oficina de preservação e conservação de livros
8h às 17h – Icict - Oficina de encenação infantil

ÁREA EXTERNA DA BIBLIOTECA
9h às 16h – Escovódromo
9h às 16h – Oficina de pipa
9h às 17h – Troque lixo por planta
9h às 17h – Jogo Casa Ecológica
9h às 17h – Doação de vidros para o Banco de Leite Humano
9h às 17h – Atividades da Cooperação Social
9h às 17h – Ipec - Bazar beneficente Amigos do Ipec
9h às 17h – Ipec - Atividade física para promoção da saúde

ATIVIDADES NA PRAÇA PASTEUR
9h às 16h – Escovódromo

Feira de Ciências e Saúde – 8h às 17h

ENSP
Terrapia alimentação saudável
Nutrição e Saúde – alimentação colorida
Camelô educativo – DST-Aids
Terapia comunitária
Saúde da família
Feira de saúde bucal

ATIVIDADES NO IFF (FLAMENGO)
Saúde da mulher
Banco de leite humano
Doenças raras

IOC
Olho vivo no barbeiro
Coleção entomológica
Febre amarela – exposição
Museu da patologia em: colorindo as células e os tecidos
Museu da patologia online
Tic-tac do corpo
Vetores das Leishmanioses
Caramujos x Doenças

FARMANGUINHOS
Uso e descarte correto de medicamentos

IPEC
Assistência farmacêutica humanizada
O Laboratório de Epidemiologia fará atividade de alongamento como forma de promoção da saúde e vai orientar as pessoas como se exercitarem em casa de forma segura, a Associação Lutando para Viver – Amigos do IPEC colocará o seu bazar de roupas e o Serviço de Farmácia com o seu estande Assistência Farmacêutica Humanizada que distribuirá camisinhas, porta pílulas e cartilhas de prevenção. Além de atividades e demonstração de medicamentos

CENTRO DE RECEPÇÃO
Troca-troca de livros
Se você leu um livro bacana, não o deixe parado na estante. Venha compartilhá-lo com outros leitores no troca-troca de livros do Museu da Vida!
Faixa etária indicada: todas as idades
 
Correio Científico
Venha participar dessa brincadeira descobrindo curiosidades científicas dos Espaços e atividades do Museu da Vida!
Faixa etária indicada: todas as idades

Contadores de Histórias – Tema: Festejar é Saúde
Contadores misturam fantasia, literatura, ciência e saúde em histórias envolventes e divertidas.
Horário: 11h
Faixa etária indicada: todas as idades
 
EPIDAURO – ÁREA EXTERNA
Aventuras da Visão
Venha testar sua memória visual e perceba quem nem tudo é exatamente o que parece. Brinque com lentes inusitadas e investigue os fenômenos ópticos gerados por elas.
Faixa etária indicada: a partir de 8 anos
 
Fazendo Arte com Pintura
Faça uma pintura com suas próprias impressões digitais! Exercite o cérebro e use a criatividade para colorir os diferentes tipos de neurônios.
Faixa etária indicada: de 4 a 8 anos
 
EPIDAURO – ÁREA INTERNA
Conferência Sinistra
O que acontece quando as doenças se encontram para bater um papo? Uma Conferência sinistra! Febre amarela, peste bubônica e varíola, principais doenças que assolavam o Rio de Janeiro no início do século 20, viram personagens desta intervenção teatral e, com muito humor, conversam sobre os males que causam à saúde, revelando seus temores em relação às medidas de combate lideradas pelos médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas.
Horários: 13h,13h30 14h, 14h30
Faixa etária indicada: a partir de 10 anos
 
AO LADO DA GARAGEM DA FIOCRUZ
No caminhão do Ciência Móvel, haverá sessões de vídeos científicos e debates. Você vai entender mais sobre o mosquito da dengue, a reciclagem de lixo, o desenvolvimento dos bebês no útero e muitos outros assuntos.
Horários: 9h, 9h30, 10h, 10h30, 11h, 11h30, 13h30, 14h, 14h30, 15h, 15h30, 16h
Faixa etária indicada: todas as idades
 
SALA DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS DO MUSEU DA VIDA
Participe da exposição Floresta dos Sentidos e aceite o desafio de se tornar um guardião da floresta. Encontre diferentes espécies na mata ao descobrir pistas escondidas no cenário, como uma caça ao tesouro. Você irá se encantar, além de se divertir, com a Caverna dos Sons e desvendar com suas próprias mãos os segredos escondidos no tronco do Toca-toca. Não perca!
Horários: 10h, 11h, 13h, 14h e 15h
Faixa etária indicada: de 5 a 9 anos
Haverá distribuição de senhas no Centro de Recepção do museu. 20 senhas por sessão.

FOYER DA SEDE DO MUSEU DA VIDA
A vez das palavras - Espaço de convivência, divulgação e informação em meio ambiente, ciência e saúde.
Nesta viagem teremos histórias, música e a exibição de curtas animados sobre meio ambiente e saúde.
Apoio: Programa Jovens Aprendizes de Produção Cultural em Divulgação Científica.
Horário: 8h às 13h
Faixa etária indicada: todas as idades
 
PARQUE DA CIÊNCIA - ÁREA EXTERNA
Geleca!
Participe dessa divertida atividade e conheça mais sobre os átomos e as moléculas ao preparar a sua própria ‘geleca’.
Horários: 8:h às 12h30 e 13h às 13h30
Faixa etária indicada: todas as idades
 
Pescaria de Microrganismos
Será que todo micróbio faz mal à saúde? Participe dessa divertida pescaria simulada de microrganismos e descubra.
Horários: 8h às 12h e 13h às 17h
Faixa etária indicada: todas as idades
 
Há vida na gota d'água?
Experimente e observe com o auxilio de microscópios a diversidade de vida em uma gota de água.
Horários: 8h às 12h e 13h às 17h
Faixa etária indicada: todas as idades
 
Célula
Explore um mundo que é invisível a olho nu observando uma célula vegetal de verdade, com o uso de microscópios.
Horários: 8h às 12h e 13h às 17h
Faixa etária indicada: todas as idades
 
Bolhas de Sabão
Experimente e saiba mais sobre cores, propriedades da água e outros temas durante uma divertida brincadeira com bolhas de sabão.
Horários: 8h às 12h e 13h às 17h
Faixa etária indicada: todas as idades
 
Oficina do livro-jogo Unidos para produzir um lugar saudável
Nesse jogo não existe competição entre os jogadores, eles jogam unidos contra o inimigo comum que é o tempo. O grupo tem que conseguir, coletivamente, vencer os desafios propostos sobre as condições de saúde da população. Venha jogar conosco!
Apoio: Programa Jovens Aprendizes de Produção Cultural em Divulgação Científica.
Horário: 8h às 13h
Faixa etária indicada: a partir de 10 anos
 
Programa Jovens Aprendizes de Produção Cultural em Divulgação Cultural
Venha conhecer essa ação cultural realizada com jovens moradores do território onde está inserida a Fiocruz.
Horário: 8h às 13h
Faixa etária indicada: a partir de 16 anos
 
Girotech
Os visitantes poderão se aventurar nesse equipamento que consiste em três anéis que giram livremente em todas as direções e simula exercícios semelhantes aos dos astronautas.

Horários: 9h às 12h e 13h30 às 16h30

Observação: altura mínima 1,50m e uso de sapato fechado. Proibido para grávidas, pessoas com problemas de coluna, epiléticos e cardíacos.
 
ESPAÇO DA COOPERAÇÃO SOCIAL – EM FRENTE À BIBLIOTECA DE MANGUINHOS
Exposição Território em Transe. A exposição apresenta a história da ocupação territorial e dos movimentos sociais de Manguinhos, destacando o protagonismo de seus habitantes com foco nos processos de produção e promoção social da saúde.
Apoio: Programa Jovens Aprendizes de Produção cultural em Divulgação Científica.
Faixa etária indicada: todas as idades

Agrosociobiodiversidade
Assessoria de Comunicação Social
Avaliação e Orientação Nutricional
Biblioteca de Saúde Casa Viva – Contação de estórias, Estantes literárias.
Coep-Rede Nacional de Mobilização Social
Coleta Seletiva Solidária e Reciclagem de Óleo Residual na Colônia Juliano Moreira
Educação Cientifica e Cidadania: O nosso pão com a mão na massa e O nosso lixo de cada dia
Esporte Cultura e Cidadania – Campeonato de Futebol de Campo
Fazendo e Aprendendo – São Martinho
Fortalecimento de Lideranças
Gênero e Saúde: Construindo Redes para o Desenvolvimento Local Sustentável em Comunidades Populares
Manguinhos entre Garotos
Manguinhos, Cidadania, Saúde e Cultura
Manguinhos, Território em Transe
Oficina do Talento – Oficina de Biscuit e Decoupage
Oficina Portinari – Arte De Ver Manguinhos – Exposição da maquete Comunidade Autossustentável e Oficina de Desenho e Pintura
Organização Mulheres de Atitude
Parasitoses Intestinais e Educação
Ponto Solidário de Manguinhos
Projeto Articulação Juventude Viva
Promoção da Saúde: habitação e habitat
Tecnologias Sociais em Saúde Ambiental – PDCFMA e o Lavsa/IOC
Tecnologia Social para Comunidades Livres de Amianto na Colônia Juliano Moreira
Tecnologias Sociais, Economia Solidária para Segurança Alimentar e Nutricional.
Correspondentes Comunitários Multimídia – CFMA

OUTRAS ATIVIDADES
Instituto Vital Brazil – testes de creatinina, triglicerídeos, glicose, colesterol
Associação Carioca de Diabetes e Sociedade Universitária Augusto Motta
Sociedade Brasileira de Odontologia
Ouvidoria Fiocruz
Asfoc-SN
Brigada de Contingência – segurança para incêndio

Voltar ao topo Voltar