22/11/2016
Está chegando o Hackathon em Saúde da Fiocruz, nos dias 26 e 27 de novembro, no campus da Fundação, em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Será a primeira maratona tecnológica de desenvolvimento de aplicativos e games para o sistema de saúde pública realizado pela instituição. A competição terá cinco desafios, divididos nas modalidades Apps e Games.
Cada um aborda um tema diferente relacionado à ciência, tecnologia e saúde, ligados diretamente a áreas de atuação da Fiocruz. Na modalidade App, os temas são Rede Global de Bancos de Leite Humano, Monitoramento e Controle de Vetores e Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL). Na modalidade Jogos, os temas são Acesso Aberto ao Conhecimento e Circuito Saudável.
Todos participantes selecionados serão convidados para uma capacitação gratuita na plataforma IBM Bluemix, nas semanas que antecedem o evento. Durante a maratona, além da competição de desenvolvimento, haverá atividades culturais, de lazer e de saúde abertas a todos os participantes. A equipe vencedora do Hackathon em Saúde será contemplada com apoio para participação na próxima Campus Party, em 2017, em São Paulo; um curso de desenvolvimento ágil de softwares por meio da plataforma Scrum Half; curso presencial e à distância em Data Science e Big Data Analytics; e, mentoria técnica sobre o IBM Bluemix e negócios, com especialistas da IBM, que é uma das parceiras do evento.
Desafios para o SUS
Assista aos vídeos e conheça os temas dos desafios propostos para o primeiro Hackathon em Saúde:
Tema Apps
Rede Global de Bancos de Leite Humano:
Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL):
Monitoramento e Controle de Vetores:
Tema Games
Acesso Aberto ao Conhecimento:
Circuito Saudável:
Museu da Vida:
Na AFN
Mais notícias