15/10/2019
Matheus Cruz (Agência Fiocruz de Notícias)
De 16 a 18 de outubro, a Fiocruz promove o simpósio Uma Agenda de Cooperação em Saúde. O evento, aberto ao público, marca a assinatura do memorando de cooperação técnica, científica e tecnológica entre o Centro Nacional da Pesquisa Científica (CNRS) e a Fundação Oswaldo Cruz. O simpósio, que ocorre no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), objetiva fortalecer a parceria entre as duas instituições e criar oportunidades de colaboração científica entre pesquisadores através de debate sobre temas e agendas de pesquisa nas áreas de ciências humanas. O evento é parte da celebração de 120 anos da Fiocruz e do 80º aniversário do CNRS.
O Simpósio contará com pesquisadores da Fiocruz e do CNRS e será dividido em quatro temas: saúde ambiental, saúde humana e biodiversidade; desafios globais de saúde, migração e epidemias globais; acesso a sistemas de saúde, políticas públicas e atenção a populações vulneráveis e experiências compartilhadas; e desafios em compartilhamento de dados, caminhos de cuidado e bioética. Ao final do simpósio, a partir das contribuições dos palestrantes, será realizada uma publicação conjunta.
A mesa de abertura e a cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação serão realizadas em uma sessão fechada na Residência Oficial da Fiocruz e terá a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e da Diretora do Escritório Sul-Americano do CNRS no Rio de Janeiro, Olga Anokhina. A palestra de abertura será feita pelo pediatra, sanitarista e coordenador geral do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Buss.
Outros palestrantes incluem o professor da Universidade de Paris, Claude-Oliver Doron, a pesquisadora do CNRS especialista em geografia da saúde em desigualdades sociais e espaciais, Anne Cécile Hoyez, a pesquisadora do CNRS especialista em políticas públicas para saúde humana e os sistemas de saúde, Monika Steffen e o coordenador do Centro de Integração de Dados e Conhecimento em Saúde (Cidacs/Fiocruz), Maurício Barreto.
Programação
Dia 16/10
13h30 - Mesa 1 - Desafios globais de saúde, migração, epidemias globais
● Anne Cécile Hoyez, CNRS, ESO
● Frédéric Keck, LAS/ EHES CNRS
● Gustavo Matta, Ensp/Fiocruz
● Marcus Cueto, COC/Fiocruz
15h30 – 17h – Sessão de discussão
Dia 17/10
9h - Mesa 2 - Acesso a sistemas de saúde e saúde, políticas públicas, atenção a populações vulneráveis: da pesquisa à clínica (e de volta à pesquisa)
● Claude-Olivier Doron, SPHERE, MCF Université Paris Diderot
● Marcelo Firpo, Ensp/Fiocruz
● Marie Gaille, SPHERE, CNRS
● Monika Steffen, DR CNRS, PACTE
● Roberta Gondim, Ensp/Fiocruz
11h – 12h30 – Sessão de discussão
13h30 – Mesa 3 - Saúde ambiental, saúde humana e biodiversidade
● Christovam Barcellos, Icict/Fiocruz
● Laura Centemeri, CNRS CEMS
● Luis Augusto Galvão, CRIS/Fiocruz
● Sylvie Ollitrault, DU Arènes
● Dominichi Miranda de Sá, COC/Fiocruz
15h30 – 17h – Sessão de discussão
Dia 18/10
9h - Mesa 4 - Experiências compartilhadas: desafios em compartilhamento de dados, caminhos de cuidado e bioética
● Carine Milcent, CNRS
● Maurício Barreto, Cidacs/Fiocruz
● Philippe Terral-Progedo
● Sergio Rego, Ensp/Fiocruz
11h – 12h30 – Sessão de discussão
13h30 – 17h – Discussão final e encaminhamento da proposta de uma agenda de pesquisa