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05/12/2011

Fiocruz recebe certificação e reafirma compromisso com a qualidade


A Fiocruz chega ao fim do ano com motivos para comemorar: a instituição recebeu o certificado de nível seis de gestão do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. "“Tudo isso é fruto da determinação do conjunto de trabalhadores da instituição, voltados para o compromisso claro de pensar e garantir que aquilo que nós fazemos seja marcado pela qualidade, trajetória, imagem, missão e excelência da Fiocruz”, declarou o presidente da Fundação, Paulo Gadelha.


 O presidente Paulo Gadelha e o o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Pedro Barbosa, na solenidade de recebimento do GesPública (Foto: Peter Ilicciev)

O presidente Paulo Gadelha e o o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Pedro Barbosa, na solenidade de recebimento do GesPública (Foto: Peter Ilicciev)


Comemorar a certificação é também se comprometer com a manutenção e ampliação da qualidade nas suas práticas. “A validade do certificado é até dezembro de 2012, o que nos lembra que não podemos parar”, brincou Gadelha, que recebeu o certificado das mãos do representante do Núcleo de GesPública no Rio de Janeiro, Luiz Bergamini, na presença da diretora de Inovação e Melhoria da Gestão da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Valéria Salgado.


A entrega aconteceu durante o 1º Encontro de Gestão da Qualidade e Cultura da Excelência na Fiocruz, que reuniu 150 pessoas no auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), em 29 de novembro. A política da qualidade explicita o compromisso da alta administração com o Sistema de Gestão da Qualidade: o conjunto de processos e normas de qualidade que definem requisitos que devem ser atendidos para que resultados confiáveis sejam alcançados em determinados processos.


“Hoje a Fundação percebe o avanço que teve desde a última avaliação, saltando do nível quatro para o nível seis. A Fiocruz é uma instituição com ampla área de atuação e começa a potencializar seu peso institucional no campo da ciência e tecnologia em saúde a partir da avaliação da sua prática de gestão”, avalia a coordenadora da Qualidade da Fiocruz e responsável pela Secretaria Executiva do Comitê Gestor da Qualidade e do Comitê GesPública Fiocruz, Mirian Cohen.  


Pesquisa e facilidade no acesso


Durante o evento, foram lançados produtos institucionais ligados ao aprimoramento contínuo buscado pela Fundação: a Carta de Serviços ao Cidadão e a Pesquisa de Satisfação e Imagem dos Cidadãos, disponíveis para acesso numa nova ferramenta, a Intranet da Qualidade. “Estamos aqui em um momento de comemoração, mas precisamos olhar para frente e aprimorar nossa oferta ao cidadão, avançando no campo da GesPública”, reforçou o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Pedro Barbosa.


A Carta de Serviços aos Cidadãos é um instrumento proposto pelo GesPública que expressa os principais compromissos da instituição no atendimento a seus diversos públicos e procura facilitar o acesso aos serviços e produtos da Fiocruz. Imediatamente a partir de seu lançamento começou o processo de avaliação e revisão da publicação - um trabalho que deve contar com a participação de toda a comunidade Fiocruz.


Na Pesquisa de Satisfação foram ouvidos 600 secretários municipais e estaduais de Saúde de todo o Brasil, com o objetivo de avaliar a imagem e a atuação da Fiocruz. “Este é o principal segmento de usuários da Fiocruz, que assume em sua missão o compromisso de consolidação do SUS”, diz Mirian. O objetivo é utilizar esse trabalho como ponto de partida para estreitar o relacionamento da Fundação com as secretarias municipais e estaduais de saúde de todo o país.


A Fundação alcançou avanços em relação às autoavaliações de gestão feitas nos anos anteriores. “No critério seis, que foca em pessoas, o processo de melhoria da prática de avaliação do desempenho, o mapeamento das competências e a formação de gestores merecem destaque”, diz Mirian, citando alguns dos progressos feitos. “No critério três, que foca nos cidadãos, a segmentação dos usuários, a Carta de Serviços e a pesquisa de imagem e satisfação com gestores do Sistema Único de Saúde também foram pontos fortes”, avalia.


Assista ao vídeo sobre o recebimento da certificação


Publicado em 1º/12/2011.

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