08/05/2023
Fernanda Marques (Fiocruz Brasília)
Nos dias 12 e 13 de maio, das 9h às 17h, a Fiocruz Brasília sediará a Conferência Livre Nacional de Educação Popular em Saúde (EPS). Promovida por entidades como Abrasco e Rede Unida, e diversas outras organizações e movimentos sociais, o evento traz o lema Os Inéditos Viáveis para o Brasil que Queremos – a EPS na defesa da vida, do SUS e da democracia. O objetivo é discutir e formular propostas em torno de quatro eixos da Saúde: gestão participativa; formação; cuidado; e participação e controle social. No contexto de construção da 17ª Conferência Nacional de Saúde, a programação busca fortalecer estratégias e ações para o efetivo resgate da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (Pneps), no sentido de um Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez mais participativo, equânime e universal.
No primeiro dia da Conferência Livre, na próxima sexta-feira (12/5), haverá acolhimento, mesa de abertura e roda de conversa. As cirandas de diálogo e formulação de propostas já começam no primeiro dia e se intensificam no sábado (13/5), com debates sobre cuidado, formação, participação, controle social e gestão do SUS. Já no final da manhã do segundo dia, os diferentes grupos se reunirão para socializar suas reflexões e formulações. A tarde de sábado iniciará com uma mesa sobre a reconstrução e o resgate da Pneps/SUS e, a partir das 16h, ocorrerá a sistematização das propostas na plenária final da Conferência Livre.
A Fiocruz Brasília participa da programação. A diretora, Fabiana Damásio, o coordenador da Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Osvaldo Bonetti, a pesquisadora Socorro Souza, a diretora da Escola de Governo Fiocruz – Brasília (EGF – Brasília), Luciana Sepúlveda, e a coordenadora do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (Palin), Denise Oliveira, estarão nas rodas de conversa.
Os interessados em participar deverão preencher o formulário de inscrição. As atividades serão híbridas: presenciais com transmissão online.