Início do conteúdo

09/05/2011

Fiocruz sedia reunião de Subcomissão do Complexo Industrial em Saúde

Renata Moehlecke


A Fiocruz sediou, na manhã desta sexta-feira (6/5), a primeira reunião da Subcomissão Especial de Desenvolvimento do Complexo Industrial em Saúde. A iniciativa, promovida pela deputada federal Jandira Feghali, teve como objetivo ouvir a opinião de especialistas e autoridades de diversas instituições a respeito do panorama atual da produção de fármacos, das áreas de pesquisa em andamento, bem como das inovações tecnológicas no setor de saúde. Além de Jandira, participaram também da mesa-redonda que coordenava a reunião os deputados federais Paulo César e Geraldo Luchesi, o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, o assessor da vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Jorge Costa, e o presidente da Fundação, Paulo Gadelha.


 Jandira Feghali: "Grande parte da produção acadêmica e de pesquisas de instituições como as da Fundação precisa de uma voz no mundo político, um acolhimento no Congresso Nacional para que políticas públicas concretas sejam realizadas com a eficácia necessária para solucionar as demandas da sociedade brasileira". 

Jandira Feghali: "Grande parte da produção acadêmica e de pesquisas de instituições como as da Fundação precisa de uma voz no mundo político, um acolhimento no Congresso Nacional para que políticas públicas concretas sejam realizadas com a eficácia necessária para solucionar as demandas da sociedade brasileira". 


“A escolha da Fiocruz como primeira sede dessas reuniões não foi aleatória: é uma atitude simbólica, representativa”, afirmou Jandira. “Grande parte da produção acadêmica e de pesquisas de instituições como as da Fundação precisa de uma voz no mundo político, um acolhimento no Congresso Nacional para que políticas públicas concretas sejam realizadas com a eficácia necessária para solucionar as demandas da sociedade brasileira”. Para a deputada, as reuniões da Subcomissão Especial servirão como base para a produção de um relatório que visa, sobretudo, auxiliar a garantia de um acesso universal no Brasil a insumos e equipamentos para a saúde, assim como estimular plantas industriais para gerar produtos nacionais e renda para empresas brasileiras e interferir de modo conceitual, prático e eficaz no modelo de desenvolvimento tecnológico nacional. 


“Não devemos ter uma visão fechada para o debate, que deve incluir todos os atores que já existem no cenário, sejam eles instituições nacionais e públicas, como a Fiocruz, ou instituições privadas, além de instituições internacionais parceiras das público-nacionais”, explicou Jandira. Foram convidados a participar da reunião representantes de diversas entidades como os laboratórios oficiais do exército e da marinha, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo) e a Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina).


“A preocupação principal é a saúde do brasileiro. O relatório ajudará o Congresso a realizar decisões e saltos maiores na formulação de políticas públicas importantes para o setor de saúde, ligando a comunidade científica e o seguimento político a fim de dar andamento aos trabalhos necessários à sociedade brasileira”, disse o deputado federal Paulo César. O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, complementou: “a iniciativa de Jandira configura e consolida condições fundamentais para que diversas instituições tenham voz política no Congresso Nacional, o que auxilia o desafio de ampliar a base produtiva brasileira para criar um sistema de saúde sustentável”.


Assista um trecho da reunião e comentários de Jandira Feghali sobre o evento:


 


Publicado em 6/5/2011.

Voltar ao topo Voltar