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19/11/2014

Fisioterapeutas do IFF falam sobre desenvolvimento motor na primeira infância

Juliana Xavier e Suely Amarante / Ascom IFF


O desenvolvimento motor e de linguagem dos pequenos seguem margens de normalidades esperadas a cada fase, isto é, podem variar de criança para criança, mas existe um tempo máximo para cada situação ocorrer. Quando os pais notam algum tipo de estagnação, eles precisam conversar imediatamente com o pediatra, pois são sinais a investigar. As fisioterapeutas motoras do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Márcia Regina Vinhaes e Carla Trevisan esclarecem algumas dúvidas sobre o desenvolvimento motor dos bebês.

O desenvolvimento motor e de linguagem dos pequenos seguem margens de normalidades esperadas a cada fase, isto é, podem variar de criança para criança, mas existe um tempo máximo para cada situação ocorrer (foto: Ascom IFF)
 

O que é desenvolvimento motor na primeira infância?

O desenvolvimento infantil se inicia ainda na vida uterina, com o crescimento físico, a maturação neurológica, a construção de habilidades relacionadas ao comportamento e as esferas cognitiva, afetiva e social. A primeira infância, que abrange a idade entre zero a cinco anos, é a fase em que a criança se encontra mais receptiva aos estímulos vindo do ambiente e o desenvolvimento das habilidades motoras ocorre muito rapidamente. Neste período, principalmente no primeiro ano de vida, os primeiros marcos motores aparecem com o controle de cabeça, o rolar, o arrastar e mais tarde o sentar, o engatinhar e a marcha no final do primeiro ano.

Quais são as principais etapas do desenvolvimento motor do bebê até um ano de idade e em que momento elas aparecem?

A primeira etapa motora que o bebê deve alcançar é o controle de cabeça até três meses de vida. O rolar deve aparecer por volta dos cinco meses e o sentar sozinho aos seis meses. Aos oito meses, a criança deve assumir a postura sentada sozinha e aos nove meses deve engatinhar e se puxar para a postura de pé. Em torno dos 12 meses, a criança começa a andar livremente.

É importante lembrar que essas etapas não devem ser seguidas como regra, pois é normal haver uma variação na idade dos aparecimentos de cada marco motor.

O que os pais podem fazer para estimular o desenvolvimento motor de uma criança?

Desde o nascimento os pais podem contribuir para estimular o desenvolvimento motor da criança oferecendo um ambiente rico de estímulos motores e sensoriais, como: colocar a criança livre num tatame no chão para que ela possa se movimentar e até rolar;  colocar a criança de barriga para baixo quando ela estiver acordada e sob supervisão; brincar com brinquedos próprios para a idade, como chocalhos e bichinhos de borracha;  cantar músicas infantis e ler histórias, proporcionado uma boa relação pais-bebês.

Quais são os sinais de alerta para o atraso no desenvolvimento motor da criança? Quais medidas os pais devem tomar?

É importante que os pais fiquem atentos ao desenvolvimento motor de seu filho e observem se eles estão demorando muito tempo para atingir as etapas motoras nas idades esperadas. Além disso, outros sinais também são importantes de serem observados, como: se a criança é muito “molinha” e não consegue se movimentar, nem segurar a cabeça; ou se tem os braços e pernas muito “durinhos” que também atrapalham os movimentos e as tarefas de higiene; não conseguir pegar brinquedos após o sexto mês de vida e não se relacionar com as pessoas ou com o ambiente.

Nestes casos, os pais devem conversar com seu pediatra ou outro profissional de saúde que acompanhe a criança para os devidos esclarecimentos e, se necessário, o encaminhamento para uma avaliação fisioterapêutica mais detalhada.

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