Início do conteúdo

18/11/2014

Pesquisador da Fiocruz é eleito membro de Academia de Ciências

Danielle Monteiro / Foto: Ascom Fiocruz Minas


O ex-diretor e pesquisador do Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas), Rodrigo Corrêa-Oliveira, é um dos cinco brasileiros eleitos para integrar a Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS, na sigla em inglês).

Os 46 novos integrantes foram anunciados durante a 25ª Assembleia Geral da TWAS, realizada em Mascate, capital do Sultanato de Omã, de 26 a 29 de outubro. Eles serão empossados durante a 26ª Assembleia Geral, em 2015. Os integrantes da TWAS têm a responsabilidade de atuar fortemente no desenvolvimento da ciência em países em desenvolvimento e promover a cooperação científica, fazendo, assim, cumprir a missão da instituição.  

Corrêa tem atuado no desenvolvimento de uma abordagem integrada em estudos sobre doenças humanas infecciosas e identificado os principais mecanismos imunológicos envolvidos em patologias graves e em respostas dos indivíduos com infecções por Schistosoma mansoni e Trypanosoma cruzi (doença de Chagas). Também trabalhou para o desenvolvimento de vacinas contra a ancilostomíase humana e leishmaniose visceral canina.  É membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

A TWAS é uma academia de ciências global sediada em Trieste, na Itália, que trabalha pelo avanço da ciência e engenharia visando à prosperidade sustentável no mundo em desenvolvimento. Para ser membro da TWAS, é preciso ser integrante da Academia de seu respectivo país. A instituição tem como missão reconhecer, apoiar e promover a excelência em pesquisa científica no mundo em desenvolvimento, responder às necessidades de jovens cientistas em países onde a ciência é ainda incipiente e promover a cooperação em ciência, tecnologia e inovação.

Voltar ao topo Voltar