Início do conteúdo

05/10/2006

Fundação Cecierj e Fiocruz inauguram Ciência Móvel - Vida e Saúde para Todos

Fábio Iglesias


Transformar-se num cientista para construir células e tecidos vivos, observar ao microscópio os organismos presentes em uma gota d'água, converter energia cinética em luminosa, pedalando numa bicicleta acoplada a um dínamo. Essas e outras atividades serão desenvolvidas para mais de 175 mil pessoas, nos próximos dois anos, pelo projeto Ciência Móvel, caminhão que promete levar informação sobre ciência, saúde e tecnologia de forma criativa para cerca de 35 municípios da região Sudeste do Brasil sem acesso aos centros de ciência e tecnologia.


 Caminhão do projeto Ciência Móvel

Caminhão do projeto Ciência Móvel


Desenvolvido pelo Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC) e pela Fundação Cecierj como um projeto de museu itinerante, o caminhão transporta os módulos interativos que são montados ao redor da carroceria enquanto, em seu interior, é preparada uma moderna sala para vídeos, palestras e experimentos químicos, físicos e biológicos.


Na inauguração, nesta sexta-feira (06/10), participaram o público visitante da Fiocruz, os presidentes da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj), Carlos Eduardo Bielschowsky, e da Fiocruz, Paulo Buss; o diretor do Departamento de Popularização e Difusão de C&T do Ministério de Ciência e Tecnologia, Ildeu de Castro; além da diretora da COC, Nara Azevedo, e o secretário de C&T do Estado, Wanderley de Souza. Os recursos para o projeto vieram do Ministério de Ciência e Tecnologia e da Fundação Vitae.


Roteiro

De 19 a 22 de outubro - viagem inaugural com destino à  Vila Olímpica de Nova Iguaçu. A viagem é atividade integrante da Semana Nacional de C&T, que este ano comemora o centenário do vôo do 14 Bis. Na ocasião o Ciência Móvel exibirá o documentário Santos Dumont: uma vida não se conta em uma hora.


De 25 e 26 de outubro - IV Feira do Conhecimento Integrado da Rede Municipal de Ensino, em Arraial do Cabo.

Voltar ao topo Voltar