Início do conteúdo

05/06/2013

Fundação debate o futuro do sistema de saúde do Brasil


O Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), realizará nesta segunda-feira (10/6), a partir das 9h, o debate Futuro do sistema de saúde brasileiro, 25 anos depois da Constituição Cidadã - A participação do Icict nas comemorações do 25º aniversário da Constituição da República Federativa do Brasil. À mesa, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), da Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados, a pesquisadora Lígia Bahia, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, e a jornalista e editora de saúde do portal Viomundo, Conceição Lemes. O debate, em que serão discutidos os impasses e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS), terá como mediador o professor do PPGICS e diretor do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), José Noronha.

 
O deputado Ulysses Guimarães (PMDB-SP) apresenta a Constituição de 1988 ao lado do vice-presidente da Constituinte e segundo signatário da nova Carta Magna, senador Mauro Benevides (PMDB-CE) 

 

Segundo José Noronha, o debate “é uma comemoração da Constituição Cidadã, do direito à saúde que foi inscrito no texto constituinte e, ao mesmo tempo, olhar os desafios que estão postos para a realização deste mandamento constitucional, que diz que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado”. O professor se refere ao artigo 196 (Capítulo 2, Seção 2, da Saúde) da Constituição brasileira que tem como enunciado: “A saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos, e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

O debate integra a série de celebrações que estão ocorrendo na Fiocruz, lembrando a criação do SUS e do direito à saúde, e aproveita também a comemoração do 25º aniversário da promulgação da Constituição de 1988, depois do regime militar, onde foram lançadas as bases do Sistema Único de Saúde. O evento, com entrada franca, ocorrerá no Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi, da Biblioteca de Ciências Biomédicas, que fica no Pavilhão Haity Moussatché, na Fiocruz, na Avenida Brasil 4.365, em Manguinhos.

Serviço
Debate Futuro do sistema de saúde brasileiro, 25 anos depois da Constituição Cidadã - A participação do Icict nas comemorações do 25º aniversário da Constituição da República Federativa do Brasil
Dia e horário: 10/6, a partir das 9h
Entrada: franca – não há necessidade de inscrição
Local: Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi, da Biblioteca de Ciências Biomédicas, que fica no Pavilhão Haity Moussatché, na Fiocruz, na Avenida Brasil 4.365, em Manguinhos.

Voltar ao topo Voltar