Início do conteúdo

02/04/2012

Fundação sedia reunião do Comitê Gestão da Propriedade Intelectual

Danielle Monteiro


A Fiocruz foi sede de uma reunião do Comitê Temático Gestão da Propriedade Intelectual da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), que atua junto a instâncias do governo e formadores de opinião a fim de elevar a inovação tecnológica à condição de fator estratégico da política econômica e de ciência e tecnologia do Brasil. A associação está analisando as implicações da adesão do Brasil ao Protocolo de Madrid - tratado internacional para registro de marcas - para se posicionar oficialmente sobre o assunto. O tema foi tratado pelo comitê durante o encontro.



Em vigor desde 1996, o Protocolo de Madrid estabelece que não há mais necessidade de a empresa registrar sua marca em cada um dos países signatários do acordo. Um único registro é válido para todos os países que aderiram ao regime, simplificando os procedimentos e reduzindo os custos. A adesão do Brasil ao tratado suscita uma série de debates, uma vez que exigiria adaptações na legislação nacional.



Na ocasião, o coordenador do PDTIS (Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde) da Fiocruz, Wim Degrave, fez uma breve apresentação sobre a produção e inovação em saúde da Fundação. O encontro também contou com a apresentação dos resultados do questionário de benchmarking em gestão de propriedade intelectual respondido por diversas empresas e elaborado pela Embraer.



A Fiocruz integra o Comitê Temático Gestão da Propriedade Intelectual desde 2010, por meio da Gestec (Sistema Fiocruz de Gestão Tecnológica e Inovação). A integração da Fiocruz no comitê permite que a Fundação amplie sua rede de relacionamentos, articule modelos diferenciados de gestão de PI (propriedade intelectual) e TT (transferência de tecnologia) com a gestão estratégica das empresas e possibilita uma gestão de PI e TT intimamente relacionada com a gestão de pesquisa e desenvolvimento.


Publicado em 2/4/2012.

Voltar ao topo Voltar