Início do conteúdo

19/02/2013

Fundação amplia sua atuação e abre novas unidades

Renata Moehlecke


Desde a criação do Instituto Soroterápico Federal, em 1900, no Rio de Janeiro, a ideia de ultrapassar os limites da então capital federal para auxiliar o desenvolvimento da saúde pública brasileira já estava presente nas linhas de atuação da Fiocruz. Expedições científicas desbravavam o país com a intenção de realizar estudos e erradicar doenças, como a peste bubônica ou a febre amarela. Hoje, aos 112 anos, a Fundação exibe uma forte trajetória de expansão para todas as regiões do Brasil: além da sede no Rio de Janeiro, há unidades em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Amazonas, Paraná e no Distrito Federal e em breve mais quatro estarão funcionando: em Mato Grosso do Sul, Rondônia, Piauí e Ceará.



A mais recente representação da Fundação fora do Estado do Rio de Janeiro é a Fiocruz Piauí. Fruto do programa Mais Saúde do governo federal, que visa melhorar a gestão da saúde pública em localidades que ainda não contam com a atenção básica, o projeto da unidade se iniciou em 2007, com a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para propor diretrizes e ações a fim de concretizar sua implantação. Atualmente, o projeto arquitetônico e de engenharia da unidade (montado pelo governo do estado do Piauí em 2008) está sendo revisto pelo GT. A proposta é que o escritório piauiense comece a funcionar em 2014, em Teresina.


Com o objetivo de trabalhar de forma integrada e em cooperação com atores estratégicos locais, como a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e os governos municipais e estadual, o projeto da Fiocruz Piauí prevê o desenvolvimento de estudos sobre biomas, doenças  infecciosas, saúde do trabalhador, saúde materno-infantil, entre outros campos, além do desenvolvimento de programas de formação e ensino direcionados àsdemandas locais. Para ano de 2013, estão previstos a criação de três programas de pós-graduação: um mestrado e um doutorado em doenças tropicais e um doutorado interinstitucional em saúde coletiva, em parceria com a UFPI.


Além disso, também será oferecido um curso técnico de manutenção de equipamentos hospitalares e em informação e registro em saúde. Um dos principais objetivos da Fiocruz na região é coordenar ações de ensino, presenciais ou à distância, ampliando a oferta de oportunidades nas áreas de gestão de políticas públicas em saúde, biociências, vigilância em saúde do trabalhador e meio ambiente, pesquisa clínica, gestão da informação e comunicação em saúde. Abaixo, leia mais sobre as unidades regionais da Fiocruz.


Fiocruz Ceará





Fiocruz Mato Grosso do Sul





Fiocruz Rondônia





Fiocruz Paraná





Fiocruz Amazonas





Fiocruz Brasília





Fiocruz Bahia





Fiocruz Pernambuco





Fiocruz Minas






Publicado em 18/2/2013.

Voltar ao topo Voltar