Início do conteúdo

03/08/2009

Fundo Global lança filme na Semana de Mobilização contra a Tuberculose no Rio


Na próxima quarta-feira (5/8), a partir das 9h, em evento na Fiocruz, o Projeto Fundo Global Tuberculose Brasil lança o filme Mitos e verdades em tuberculose, que passa a ser exibido em rede nacional de televisão. O lançamento abre a Semana de Conscientização e Mobilização contra a Tuberculose no Rio de Janeiro, dedicada à discussão da enfermidade no estado e à sensibilização da população para o problema. O evento será realizado na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). O endereço é Avenida Brasil 4.365, Manguinhos.



A agenda de eventos é motivada pelo Dia Estadual de Conscientização e Mobilização de Combate à Tuberculose, instituído em 6 de agosto por meio de uma lei estadual, de 2007. Esta iniciativa, pioneira no país, é uma tentativa de criar, junto ao Programa de Controle da Tuberculose do Estado, uma agenda permanente de mobilização social com a participação da sociedade civil organizada.


Estado é campeão nacional


O Estado do Rio tem, hoje, mais do que o dobro da média nacional de casos notificados. Se, por um lado, o Brasil melhorou no ranking mundial, caindo da 16ª para a 18ª posição entre os 22 países com mais alta carga da doença, ainda há áreas do Rio com índices muito preocupantes. Na comunidade da Rocinha, por exemplo, a relação é de 500 casos para 100 mil habitantes, enquanto a relação nacional é de 38 para 100 mil. Morrem por ano, no Estado, 700 pessoas vítimas da doença.


Um dos maiores desafios é informar e mobilizar a população para o problema, visto que o tratamento dura seis meses e é gratuito. Os medicamentos são fornecidos pela rede pública, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Devido às taxas nacionais de abandono, ainda em torno de 8%, a recomendação é o tratamento supervisionado, conhecido como Dots. Outra questão que vem chamando mais atenção para a doença é que a tuberculose já é a primeira causa de mortes entre pacientes com Aids.


Programação


Entre os dias 5 e 8 de agosto, representantes do governo, organizações da sociedade civil, gestores e pesquisadores participarão de debates sobre estratégias de tratamento, ativismo social, populações vulneráveis, ações políticas e atividades culturais relacionadas à tuberculose (TB).


No dia 6, a Frente Parlamentar pela Luta contra o HIV/Aids e a Tuberculose do Estado do Rio de Janeiro promove discussões sobre o assunto na Assembleia Legislativa (Alerj). No dia 7, acontece o 5º Encontro Comunitário das ONGs TB, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), organizado pelo Fórum ONGs TB / RJ.


O encerramento da semana ficará a cargo do Grupo de Apoio a Pacientes e Ex-Pacientes em TB da Rocinha, que vai organizar a segunda edição do Educashow, com palestras e apresentações de grupos culturais da comunidade.


Para ver o filme Mitos e verdades em tuberculose, clique aqui.



Para conferir a programação completa, clique aqui.


Contatos:


Cristina Boaretto, coordenadora do Projeto Fundo Global Tuberculose Brasil

(21) 8751-6746


Marcelo Pinto, jornalista

(21) 9952-7474/3473-8696



Publicado em 03/08/2009.


 




 

Voltar ao topo Voltar