Início do conteúdo

11/11/2020

Hackathon Fiocruz apresenta soluções digitais voltadas para saúde

Icict/Fiocruz


Chegou a hora de conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pelas equipes vencedoras do Hackathon Fiocruz. São aplicativos e sistemas voltados para contribuir de alguma forma com a saúde da população. Eles serão apresentados por meio de uma live, nesta sexta-feira (13/11), às 15h, no canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube. Participam do evento representantes da Comissão Organizadora do Hackathon e membros das equipes premiadas. 

Dentre as soluções que serão apresentadas estão uma aplicação que ajuda a identificar carrapatos, que podem ser vetores da febre maculosa; um programa de apoio e acompanhamento de pacientes com tuberculose; um aplicativo informativo sobre a prevenção de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti; e um chatbot, sistema de mensagens automatizado que irá apoiar os canais de comunicação da Fiocruz com a sociedade. 

O Hackathon Fiocruz foi realizado no final do ano de 2019 e contou com apoio de outras instituições de ciência e tecnologia, além de fomento da lei de incentivo à cultura municipal do Rio de Janeiro. A live terá abertura com apresentações de Ricardo Godoy, da Coordenação-Geral de Planejamento da Fiocruz, Rodrigo Murtinho, diretor do Instituto de Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Luiz Fernando Donadio, da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e Ricardo Dantas, coordenador do Centro de Estudos do Icict/Fiocruz e do comitê organizador do Hackathon.

Em seguida, as quatro equipes apresentarão suas soluções e responderão às questões sobre os seus produtos. Devido à pandemia de Covid-19, o processo de desenvolvimento sofreu alguns impactos. “Ficamos impedidos de realizar oficinas de tecnologias previstas e as equipes não puderam usar a estrutura que havia sido montada no campus da Fiocruz para reuniões e encontros das equipes”, explica Ricardo Dantas, da comissão organizadora. “Contudo, buscamos ampliar os recursos destinados às equipes de desenvolvimento, nos possibilitando apresentar agora as soluções em funcionamento”, conclui.

Voltar ao topo Voltar