19/10/2006
Ruth Martins
Diálogo entre ciência e arte é o tema da edição especial que acaba de ser lançada da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos. São 17 textos, entre artigos científicos e entrevistas, que discutem aspectos distintos da relação entre ciência e arte, apresentando uma diversidade de olhares (ponto de vista de artistas, cientistas, divulgadores da ciência, educadores etc). Ficção científica, cinema, teatro, artes plásticas e literatura são alguns dos aspectos que permeiam as 307 páginas da publicação.
O leitor poderá desfrutar tópicos como os paralelos entre Einstein e Picasso; a ciência em Pollock, Dalí e Goethe; a controversa arte transgênica de Eduardo Kac; o mundo de Fayga Ostrower, entre outras. Entre os autores, estão os historiadores da ciência Samuel Edgerton (Williams College/EUA) e Arthur I. Miller (University College London); o historiador Ciro Flamarion Cardoso (Universidade Federal Fluminense); os escritores e poetas Affonso Romano de Sant’Anna e Marco Lucchesi; o ator Carlos Palma; os físicos Richard Taylor (University of Oregon) e João Zanetic (Universidade de São Paulo) e outros de destaque na área, provenientes do Brasil, da Austrália, da Espanha, dos Estados Unidos e da Grã-Betanha. A revista é publicada pela Casa de Oswaldo Cruz da Fiocruz. O exemplar custa R$ 20.
Mais informações pelos telefones (21) 3865-2194, 3865-2195 3865-2196 e 2209 4111, pelo e-mail hscience@coc.fiocruz.br ou pelas páginas http://www.scielo.br/hcsm e http://www.coc.fiocruz.br/hscience.