Início do conteúdo

24/02/2011

Icict/Fiocruz firma cooperação com Instituto Nacional de Saúde de Moçambique

Cristiane d'Ávila


Com o objetivo de implementar ações de colaboração em comunicação e informação para a reestruturação do Instituto Nacional de Saúde (INS) de Moçambique, uma missão do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz) viajou a Maputo, entre os dias 13 e 19 deste mês. Na viagem foi assinada a minuta do Termo de Cooperação entre a Fiocruz e o INS, segundo as diretrizes do Eixo Estratégico nº 3 – Informação e Comunicação em Saúde, do Plano Estratégico do INS 2010-2014. A assinatura da minuta do Termo de Cooperação resultou de uma intensiva oficina de trabalho realizada entre as equipes do INS de Moçambique e do Icict, com a participação do diretor do INS e da chefe do Departamento de Ensino, Informação e Comunicação em Saúde do INS, Margarida Dinheiro Gimo, além de membros do instituto moçambicano.


 Maria de Fátima Martins e Umberto Trigueiros em conversa na Biblioteca Central da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo

Maria de Fátima Martins e Umberto Trigueiros em conversa na Biblioteca Central da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo


O documento estabelece áreas de colaboração com o INS para a estruturação da Biblioteca Nacional de Saúde (BNS) e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) de Moçambique e a construção do portal e da intranet do INS. A parceria ainda prevê a criação de uma videoteca e distribuidora de vídeos e de uma assessoria de comunicação social, além da realização de cursos de informação e comunicação em saúde e geoprocessamento, no INS.


No âmbito da criação da BNS e da BVS de Moçambique, o termo de cooperação entre o INS e o Icict estabelece um série de iniciativas para o mapeamento dos recursos materiais, tecnológicos e humanos necessários ao projeto. Entre eles, o reconhecimento e tratamento do acervo bibliográfico, o desenvolvimento de estratégias de acesso virtual à Rede de Bibliotecas da Fiocruz e a realização de atividades de intercâmbio e cooperação técnica, com a capacitação de profissionais para a gestão de bibliotecas e de técnicos em infra-estrutura de rede, desenvolvimento de aplicativos bibliográficos e interface web.


Para o apoio ao desenvolvimento de um portal e intranet do INS, o Icict tem como proposta, entre diversas frentes de ação, dar suporte aos profissionais do INS para a instalação do sistema operacional e da ferramenta de gestão de conteúdo do portal do INS, e a capacitação dos profissionais para a administração e também a inserção de conteúdo na ferramenta. Dentre as iniciativas de comunicação incluídas no termo de cooperação está a criação de uma assessoria de comunicação social do INS, que desenvolverá estratégias de informação e comunicação em saúde, viabilizar o portal e dar visibilidade e transparência às ações do instituto. No plano da produção audiovidual, a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz dará suporte técnico ao INS para a criação de uma videoteca temática em saúde, bem como para a captação de vídeos já existentes e a produção de audiovisuais em saúde. Em primeira instância, será disponibilizada uma seleção de títulos do acervo da VideoSaúde para a formação de uma videoteca em Moçambique.


Entre as ações de cooperação entre o Programa de Pós Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) do Icict e o Departamento de Ensino, Informação e Comunicação do INS de Moçambique, está previsto o incremento do ensino em informação e comunicação no país africano, com a criação de um curso de especialização (sendo parte presencial e parte a distância) e um curso de iniciação/atualização em geoprocessamento. Participaram da missão o diretor do Icict, Umberto Trigueiros Lima, o chefe do Centro de Tecnologia da Comunicação e Informação do Icict, Jorge Luís Nundes, e a chefe da Biblioteca de Saúde Pública do Icict, Maria de Fátima Martins. A iniciativa é mais uma etapa da parceria entre a Fiocruz e o Ministério da Saúde de Moçambique (Misau), firmada em 2007.


 Publicado em 24/2/2011.

Voltar ao topo Voltar