Início do conteúdo

11/07/2016

Icict/Fiocruz se firma como referência para games em saúde

Graça Portela (Icict/Fiocruz)


Para muitos, uma brincadeira ou um passatempo. Para outros, uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas ou de promover a saúde. Com essas e muitas ideias, foi realizado, em São Paulo, entre os dias 25/6 e 3/7, o 4º BIG Festival, maior evento de games independentes da América Latina, que reuniu jogadores, desenvolvedores, investidores e um público ávido para saber o que está sendo feito na área no Brasil e no mundo. O evento recebeu 224 palestrantes, sendo 77 internacionais, e teve 745 jogos inscritos e 44 games em exposição.

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), com a sua expertise em jogos e saúde, foi convidado pelos organizadores do encontro a participar e Marcelo de Vasconcellos, designer do Multimeios, foi representando a unidade no evento. Ele foi um dos palestrantes no painel BIG Impact: Games para viver melhor, que contou com a presença de Bruno Tachinardi (Fófuuu), Felipe Marlon (Legião dos Super Poderes), Fábio Ota (IsGame) e mediação de Leonardo Gleison (Laramara).

Marcelo de Vasconcellos falou sobre o trabalho realizado no Icict/Fiocruz e fez uma breve apresentação, mostrando o que já foi produzido pelo Grupo de Pesquisa Jogos e Saúde (Multimeios/Icict), o Jogo do Acesso Aberto e deu uma prévia do Jogo de Intoxicação Doméstica, que será lançado em agosto. Após as apresentações, houve debate com o público, em que foram levantadas questões como processo de criação dos jogos para a saúde, as peculiaridades e perspectivas do setor.

No evento, paineis como Mulheres nos games: nós podemos!, Internacionalização das empreas de games e o papel do BGD – Brazilian Game Developers, O Papel da Imprensa na Produção Brasileira de Games, Pesquisa Game Brasil: Conheça o Perfil de Quem Consome Jogos no Brasil e o Game On: Políticas Públicas e o Fortalecimento do Setor Produtivo de Games no Brasil, foram alguns dos temas abordados.

Paralelo ao festival, também foi realizado o BIG Business Forum, o BIG Impacto, o BIG Playable City, palestras, encontros e rodadas de negócios para o fortalecimento da indústria nacional de games.

Voltar ao topo Voltar