Início do conteúdo

04/06/2008

IFF apóia projeto para melhorar a qualidade de vida de adolescentes de baixa renda

Fernanda Reis


Os profissionais do Grupo de Atenção à Saúde do Adolescente (Gasa) do Instituto Fernandes Figueira (IFF) da Fiocruz, em parceria com o Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Badalo de Santa Teresa, começaram a desenvolver o projeto Badalando a Cidadania em maio. A parceria visa melhorar a qualidade de vida de 200 adolescentes de 10 a 19 anos e de suas famílias, proporcionando saúde, solidariedade, cidadania e participação social.


 Serão oferecidas oficinas com metodologia participativa sobre direitos humanos e cidadania, relações familiares e sociais, higiene corporal e hábitos alimentares, entre outros temas 

Serão oferecidas oficinas com metodologia participativa sobre direitos humanos e cidadania, relações familiares e sociais, higiene corporal e hábitos alimentares, entre outros temas 


O projeto tem duração de um ano e ocorrerá por meio de atividades esportivas e artísticas, sob supervisão especializada, de duas a três vezes por semana, dependendo da modalidade escolhida. Para a coordenadora e médica do IFF Olga Bastos, o projeto proporciona o contato do adolescente com o esporte e o lazer, cujo acesso é bastante reduzido em função da baixa rendao. Nesse período também serão oferecidas oficinas com metodologia participativa, ministradas pelos profissionais do IFF sobre direitos humanos e cidadania, relações familiares e sociais, higiene corporal e hábitos alimentares, crescimento e desenvolvimento, sexualidade, saúde reprodutiva, doenças sexualmente transmissíveis e Aids, uso abusivo de substâncias químicas, violência intra-familiar e prevenção de acidentes.


Ao longo do ano, serão aplicados três questionários, que serão analisados comparativamente no final do projeto, com o intuito de saber se o objetivo foi alcançado. “Esperamos que ao final do projeto os adolescentes que efetivamente tenham participado das atividades sejam capazes de se tornar referência de transformação em sua família e comunidade”, explica a coordenadora. O projeto funciona de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, no Espaço do Grêmio Recreativo, que fica na Rua Paraíso 43, em Santa Teresa.

Voltar ao topo Voltar