Início do conteúdo

29/09/2011

IFF promove evento em mobilização ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano

Roberta Monteiro


O Brasil comemora neste sábado (1º/10) o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. A data tem como objetivo promover o aleitamento materno e esclarecer sobre os benefícios do consumo de leite materno e estimular mulheres que produzem quantidade de leite acima da necessidade do seu bebê a se tornarem doadoras. Para celebrar a data, o Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), sede da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RedeBLH-BR) realizará um evento na segunda-feira (3/10) pela criação e mobilização do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, que será comemorado em 19 de maio a partir de 2012.


 O IFF, centro de referência nacional para bancos de leite humano, trabalha com uma média de 75 litros de leite humano por semana, que atendem a cerca de 95 recém-nascidos prematuros

O IFF, centro de referência nacional para bancos de leite humano, trabalha com uma média de 75 litros de leite humano por semana, que atendem a cerca de 95 recém-nascidos prematuros


A Rede BLH-BR é a maior e mais complexa do mundo, composta por 203 unidades de bancos de leite humano e 99 postos de coleta distribuídos por todas as regiões do país. Os resultados alcançados anualmente com a prestação de serviços e o processo de armazenamento, coleta e pasteurização de leite humano evidenciam o impacto positivo de sua atuação para o campo da saúde materno-infantil brasileira.


Por ano, cerca de 150 mil litros de leite humano pasteurizado com qualidade certificada são distribuídos a mais de 135 mil recém-nascidos internados em unidades de terapia intensiva / semi-intensiva, envolvendo a participação de 115 mil mães que integram voluntariamente o programa de doação. Além disso, a cada ano, mais de 1,35 milhão de mulheres, gestantes e nutrizes, recorrem aos BLH em busca de apoio assistencial para amamentar seus filhos.


Centro de referência


O IFF, centro de referência nacional para bancos de leite humano, trabalha com uma média de 75 litros de leite humano por semana, que atendem a cerca de 95 recém-nascidos prematuros internados nas unidades de terapia intensiva/semi-intensiva, levando em conta que um bebê consome entre 80 mL a 640 mL de leite humano por dia, a depender da sua condição física. Em média, vem trabalhando com 150 doadoras de leite humano por mês. No entanto, segundo o coordenador da unidade, Franz Novak, o número varia de acordo com a época do ano. “É fundamental a realização de campanhas durante todo o ano, pois em períodos de férias nossos estoques caem em 40%”, destaca Novak.


Programação


10h - Abertura


10h30 - Mesa-redonda

Moderadora da mesa: Marlene Roque Assumpção (IFF/Fiocruz)

A experiência do município do Rio de Janeiro em aleitamento materno

Rosane Rito (Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro)


Histórico da criação do Dia Mundial de Doação de Leite Humano

Franz Novak (IFF/Fiocruz)


Mobilização pelo Dia Mundial de Doação de Leite Humano - A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano compartilhando saberes e experiências

João Aprígio Guerra de Almeida (IFF/Fiocruz)


11h30 - Roda de conversa com profissionais e mães doadoras - depoimentos de doadoras Rosane Siqueira (IFF/Fiocruz) e Elizabeth Crivaro (IFF/Fiocruz).


Publicado em 29/9/2011.

Voltar ao topo Voltar