Início do conteúdo

22/09/2011

IFF promove seminário sobre vulnerabilidade de jovens com deficiência

Roberta Monteiro


No dia 29 de setembro será realizado o seminário Crianças e Adolescentes com Deficiência em Situação de Violência: Invisíveis e Vulneráveis, promovido pelo Ambulatório de Adolescentes e pelo Programa Saúde e Brincar do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). O seminário é fruto da pesquisa Crianças e adolescentes com deficiência em situação de violência: uma análise da notificação de maus-tratos nos Conselhos Tutelares da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que está em fase de desenvolvimento e recebe financiamento do Fundo Nacional da Saúde (FNS) do Ministério da Saúde.


 É fundamental que o profissional especializado esteja atento à presença dos fatores de vulnerabilidade aos maus-tratos, para que possa intervir no sentido de proteger a criança e o adolescente

 É fundamental que o profissional especializado esteja atento à presença dos fatores de vulnerabilidade aos maus-tratos, para que possa intervir no sentido de proteger a criança e o adolescente


O IFF oferece atendimento para crianças e adolescentes vítimas de violência, inclusive com deficiência ou com doença crônica. Segundo a chefe do Ambulatório de Adolescentes do IFF, a pediatra Olga Bastos, estudos apontam alguns fatores de vulnerabilidade aos maus-tratos, como o abuso de substâncias químicas, falta de estrutura familiar, ausência de uma rede de apoio e maior dependência para os cuidados, como é o caso das crianças e adolescentes com deficiência ou doenças crônicas. “É fundamental que o profissional especializado nesse grupo esteja atento à presença de alguns desses fatores de vulnerabilidade aos maus-tratos, para que possa intervir no sentido de proteger a criança e o adolescente. Alertar profissionais para este fato foi uma das principais motivações para a realização deste seminário”, explica a pediatra.


O encontro ocorrerá de 8h às 17h, no Scorial Rio Hotel, na Rua Bento Lisboa 155, no Flamengo, Rio de Janeiro. Serão oferecidas 150 vagas. As inscrições são gratuitas. Para se inscrever, basta enviar e-mail para pesquisa.adolescente@iff.fiocruz.br, até 22 de setembro.


Programação


8h às 8h45 - entrega de material/ café da manhã

8h45h - mesa de abertura

9h30 - 10h20 - conferência: Retratos da deficiência no Brasil - Hessia Guilhermo (FGV)

10h30 - 11h - palestra: Violação de direitos - conceito Suely Deslandes (IFF/Fiocruz)

11h - 11h30 - palestra: Fatores de vulnerabilidade e suas relações com deficiências e outras condições crônicas de saúde - Olga Maria Bastos (IFF/Fiocruz)

11h30 - 12h - debate

12h - 13h30 - almoço

13h30 - palestra: Deficiência e violência - notas de pesquisas

13h30 - 14h - Izabel Maior (UFRJ-NIA)

14h -14h30 - Irene Rizzini- (PUC/RJ- CIESP)

14h30 às 15h - Alice Marinho (SMPD e HUGG)

15h - 15h20 - Liliana Cabral Bastos (PUC-RJ)

15h20 - 15h40 - Martha Moreira e Ana Helena Rotta Soares (IFF/Fiocruz)

16h - 16h50 - debate

17h - encerramento


Publicado em 20/9/2011.

Voltar ao topo Voltar