30/03/2012
Aline Câmera
Em abril, mês em que comemora 88 anos de existência, o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) dará um importante passo no que diz respeito a prevenção e o manejo da dor. A Instituição receberá o pesquisador canadense Allen Finley para mediar a elaboração de protocolos específicos para o cuidado da dor no ambiente hospitalar.
A iniciativa, financiada pelo Ministério da Saúde, faz parte do Projeto Hospital CuidaDor / IFF Criança sem Dor, uma parceria entre o Instituto, a Universidade de São Paulo (USP) - campus de Ribeirão Preto - e a Dalhousie University, do Canadá.
Iniciado em 2010, com a sensibilização dos profissionais de saúde, o projeto mapeou os leitos ocupados de pediatria por meio de uma pesquisa que envolveu cerca de 300 pessoas, entre pacientes internados, familiares, enfermeiros e médicos.
“O resultado da pesquisa mostrou que os profissionais estão atentos à questão da dor. Para evidenciar esse cuidado, o nosso próximo passo é constituir uma linha institucional, através da criação dos protocolos ”, afirmou a coordenadora do projeto, Maria de Fátima Junqueira.
Referência no assunto a frente do Programa Child Kind, do Hospital Iwk Health Center, Finley , irá se reunir entre 2 e 4 de abril com as equipes da Cirurgia Pediátrica, Neonatologia e Pediatria para debater as necessidades específicas de cada serviço, de modo a traçar o melhor protocolo para o cuidado da dor no IFF.
Publicado em 30/3/2012.