Início do conteúdo

01/11/2019

IFF/Fiocruz coleta frascos de vidro para Banco de Leite Humano

Mayra Malavé (IFF/Fiocruz)


O Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) está precisando de frascos de vidro para armazenar leite materno. Por isso, está reforçando a campanha de doação destes recipientes.

A missão do BLH é facilitar a doação de leite e promover a amamentação, atuando como intermediário entre as mães que desejam doar e os recém-nascidos internados no IFF/Fiocruz (foto: Peter Ilicciev)
 
 

Embora a campanha esteja em vigor durante o ano todo, a ausência de frascos no mercado pode provocar uma queda destes insumos primordiais para a manutenção das atividades dos bancos de leite, pois somente os frascos de vidro com tampa plástica, como os de maionese ou café solúvel, são adequados para o armazenamento e preservação do leite, alimento vital para os bebês.

A missão do BLH é facilitar a doação de leite e promover a amamentação, atuando como intermediário entre as mães que desejam doar e os recém-nascidos internados no IFF/Fiocruz que, devido a circunstâncias particulares, não podem ser amamentados pela mãe e encontram-se em situação de vulnerabilidade nutricional. Assim, o BLH além de conscientizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno, realiza as atividades de coleta, processamento e controle de qualidade, garantindo os padrões de biossegurança.

Danielle Aparecida da Silva, gerente do BLH do IFF/Fiocruz explica “no início da história dos Bancos de Leite, realizamos inúmeras pesquisas para selecionar uma embalagem que fosse capaz de manter as características do leite humano e fosse de baixo custo, assim chegamos aos frascos de vidro com tampas de plástico e disponíveis no mercado como embalagens de maioneses, cafés solúveis, achocolatados... atualmente com a tendência da indústria trocar as embalagens por frascos plásticos ou sachês, o Banco de Leite tem recebido poucas doações destes frascos de vidro e com isso dificulta a manutenção do produto dentro do BLH. A necessidade no BLH do Instituto seria de 700 frascos por mês”.  

A nutrição dos bebês é um assunto de todos, não é preciso ser mulher nem estar em fase de amamentação para contribuir. Qualquer pessoa pode ajudar tornando-se doador de frascos de vidro. Os bancos de leite humano permitem que muitas crianças acessem o melhor e único alimento natural para elas. 

Colabore e torne-se doador, um gesto de solidariedade pode salvar vidas. 
 
Postos de coleta de frascos de vidro:
• Banco de Leite Humano do IFF/Fiocruz
Local: Avenida Rui Barbosa, 716 – Flamengo – Rio de Janeiro
• Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz)
Local: Rua Leopoldo Bulhões, 1480 – Manguinhos, RJ
• Para coletas domiciliares, entre em contato pelo: 0800 026 8877
 
Para ser doadora de leite humano:

As mulheres com interesse em doar devem estar amamentando, ter uma produção maior do que as necessidades de seu próprio filho, ter boa saúde e não tomar medicamentos contraindicados para a amamentação. Se a mãe cumprir esses pré-requisitos, pode se cadastrar como doadora no BLH do IFF/Fiocruz. Para isso, dever ter em mãos os últimos exames realizados no pré-natal e ligar para o telefone 0800 026 8877, ou ir ao prédio do Instituto na Av. Rui Barbosa 716, no Rio de Janeiro, para ser orientadas sobre como fazer corretamente a coleta de leite para doação. Lembre-se que o BLH pode providenciar o serviço de assistência na retirada de leite na própria residência da doadora. Confira aqui o passo a passo para a coleta.
 
Para mais informações visite o site da Rede BLH.

Voltar ao topo Voltar