Início do conteúdo

11/06/2010

Inaugurado novo prédio da Fiocruz Brasília


Com auditório cheio, foi inaugurado, o novo prédio da Fiocruz Brasília, que abrigará a Diretoria Regional de Brasília (Direb) e o programa Escola de Governo em Saúde (EGS). Localizada no campus da UnB, a moderna edificação consolida o estreitamento da cooperação entre a Fiocruz e a UnB – e também de outros parceiros – nos mais diversos campos. Dezenas de parceiros e representantes de instituições diversas estiveram presentes à cerimônia de inauguração. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, foram acompanhados na mesa de autoridades pelos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), que representou o presidente Lula, e Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia); pelo reitor da UnB, José Geraldo de Souza Júnior; pelo representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Diego Victoria Mejía, e pelo secretário de Saúde do Distrito Federal, Joaquim Barros – representando o governador do DF, Rogério Rosso. Jornalistas de vários veículos de comunicação também prestigiaram o evento.


 O ministro José Temporão discursa, ao lado do ministro Sérgio Rezende e do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha (Foto: Peter Ilicciev)

 O ministro José Temporão discursa, ao lado do ministro Sérgio Rezende e do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha (Foto: Peter Ilicciev)


O ministro Temporão, Gadelha e José Geraldo descerraram a placa de inauguração do novo prédio. O reitor disse que a inauguração “representa a consolidação dos laços entre as instituições, cujo objetivo central é a formação de qualidade dos quadros de saúde e a prestação de serviço de melhor qualidade à população”. O reitor destacou também que o Brasil vem se destacando no campo da saúde pública, servindo de modelo para outros países.


Em sua fala, Gadelha destacou as parcerias também com a Secretaria Regional e todas as universidades abertas do SUS. “A Fiocruz a cada dia se consolida como referência da política externa de saúde do país e uma Escola desse porte, com capacidade para capacitar até 700 alunos de uma vez, é um ganho para o Brasil”, afirmou.


“Quanto mais unidades da Fiocruz no país, melhor para a saúde brasileira”, disse o ministro Temporão. “A implantação dessa EGS em Brasília foi um dos 22 pontos do meu discurso de posse. Inaugura-la é também prestar contas públicas desse compromisso”, disse o ministro.


O prédio da Fiocruz Brasília ocupa uma área de 10 mil m², custou cerca de R$ 20 milhões e consiste em quatro blocos distintos, que abrigam as áreas administrativas, de ensino, pesquisa, um auditório para 200 pessoas e um espaço para exposições. O terreno foi cedido à Fiocruz na gestão do então reitor da UnB, senador Cristóvão Buarque. A cerimônia foi encerrada com um coquetel de confraternização.


Escola de Governo em Saúde


A Escola de Governo em Saúde — uma proposta que integra o Programa Mais Saúde do governo federal — ainda terá a missão de viabilizar parcerias nos campos da pesquisa e do ensino com instituições locais, como a própria UnB, maior parceira da Fiocruz no Distrito Federal, e também com o governo distrital.


Além da Escola de Governo em Saúde, o novo prédio da Fiocruz na capital do país também abrigará as atividades realizadas pela Fiocruz Brasília. Conhecida oficialmente por Direb (Diretoria Regional de Brasília), a unidade já desenvolve uma série de atividades de ensino, pesquisa, comunicação e popularização da ciência. Com o novo prédio, a intenção é reforçar o papel de representação da Fundação Oswaldo Cruz junto aos Poderes da União e organismos nacionais e internacionais localizados na capital do país.


Publicado em 11/6/2010.

Voltar ao topo Voltar