Início do conteúdo

13/07/2007

INCQS recebe visita de avaliadores do Inmetro

Pablo Ferreira


Dando seqüência ao processo de manutenção de sua acreditação, o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fiocruz recebeu a visita de avaliadores do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A avaliação é o ponto culminante de um processo que será completado com a entrega (até o dia 18 deste mês) de evidências de que o Instituto está cumprindo todas as exigências pendentes para a formalização da manutenção. “Concluído esse processo, manteremos nossos ensaios e calibrações de acordo com a norma ISO 17.025”, completa o coordenador do Programa de Qualidade do INCQS, Eduardo Leal.


Até o momento, o INCQS tem 34 ensaios e sete calibrações acreditados. Para que se entenda o que são um e outro, no primeiro caso trata-se de análises feitas em laboratório com intuito de fiscalizar a qualidade de produtos da área de saúde – como alguns exemplos, pode-se citar as análises que verificam a presença de coliformes totais em água tratada para diálise; de Salmonella sp. (gênero de bactéria) em alimentos; e de ovos de insetos em farinha de trigo. Já as calibrações são processos responsáveis por avaliar a exatidão de materiais e equipamentos utilizados no Instituto – observam, por exemplo, se as medidas feitas em balanças, pipetas e termômetros estão de acordo com o esperado. “Dentro de alguns meses nosso Laboratório de Metrologia [responsável pelas calibrações] atenderá outros institutos da Fiocruz”, diz Leal.


A manutenção da acreditação é fruto de um contínuo processo de avaliação, aplicado em todo o INCQS e feito por meio de auditorias internas. O objetivo é garantir a continuidade do cumprimento de todos os requisitos da ISO 17.025. A acreditação inicial foi concedida pelo Inmetro em 2004, ocorrendo apenas sua manutenção nos anos seguintes. “A cada ano, nos submetemos à avaliação do Inmetro para manter o que já foi acreditado; sempre, porém, buscando acrescentar novos ensaios”, completa Leal. Neste ano, dois novos ensaios foram somados ao escopo anterior.


O INCQS é o único instituto da rede oficial de saúde pública com acreditação de ensaios e calibrações feita pelo Inmetro. “Além disso, é importante dizer que nos submetemos a esse tipo de avaliação por livre e espontânea vontade, já que não somos obrigados a fazê-lo”, lembra Leal, afirmando que a escolha do Inmetro se justifica pelo reconhecimento internacional deste.


A próxima visita do Inmetro ocorrerá em 2009. “Até lá, o INCQS pretende continuar trabalhando, não só para manter o que já foi acreditado, como aumentar o escopo de análises, incluindo outros ensaios e calibrações para avaliação”, conclui Leal.

Voltar ao topo Voltar