Início do conteúdo

24/06/2015

IOC promove curso sobre as bases neurais da depressão

Fernanda Turino / Ascom IOC


Caracterizada principalmente por uma tristeza profunda, recorrente e aparentemente sem fim, a depressão é uma doença psiquiátrica crônica que, a cada ano, afeta milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O distúrbio é uma das causas mais comuns de incapacitação para o trabalho, o que a torna um dos grandes problemas de saúde pública da atualidade.

Compreender as bases neurais da depressão é o objetivo do curso The Neural Basis of Depression, promovido pela Fiocruz, pela Organização Internacional de Pesquisas do Cérebro (IBRO, na sigla em inglês) e pela Sociedade Max-Planck de Buenos Aires. O diretor do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Wilson Savino, integra a comissão organizadora do encontro. O evento discutirá ainda fatores que colaboram para um entendimento mais global da doença como as suas possíveis causas, sua relação com o estresse e a identificação de marcadores biológicos que auxiliem no seu diagnóstico. 

A iniciativa acontece no dia 7 de julho, das 9h às 12h30, no Pavilhão Arthur Neiva, no campus da Fiocruz em Manguinhos (Avenida Brasil, 4365). Estudantes de pós-graduação e pesquisadores podem se inscrever por meio de formulário eletrônico (clique aqui) até o dia 3 de julho.

A relevância da experimentação animal no entendimento dos fatores celulares da doença e dados epidemiológicos também serão temas do curso. O objetivo é criar um diálogo multidisciplinar entre as diferentes áreas de pesquisa em depressão. 

Confira os temas do curso aqui

Voltar ao topo Voltar