Início do conteúdo

17/01/2012

José Roberto Ferreira recebe título de professor honoris causa da UnB


É norma da Universidade de Brasília (UnB) fazer a entrega de títulos honoríficos na sede da instituição, habitualmente no auditório da Reitoria, em sessão solene, com a presença da alta administração e de outras personalidades, incluindo colegas, amigos e familiares. No entanto, essa rotina foi modificada recentemente para que pudesse ser feita fora da instituição. Assim, ocorreu no campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro, a homenagem e entrega do título de professor honoris causa  ao médico José Roberto Ferreira, que é coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz).


 José Roberto Ferreira recebe, na Fiocruz, o título de professor <EM>honoris causa</EM> da UnB (Foto: Peter Ilicciev)

José Roberto Ferreira recebe, na Fiocruz, o título de professor honoris causa da UnB (Foto: Peter Ilicciev)


José Roberto Ferreira é carioca e cursou a Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, atual UFRJ, graduando-se em 1957. Iniciou suas atividades profissionais na Clínica Cirúrgica do Hospital de Ipanema e participou dos trabalhos do Instituto de Pesquisas Cardiovasculares, serviços associados à cátedra de Cirurgia da Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Ainda nesse período, exerceu a edição do Jornal Brasileiro de Medicina e do Jornal Brasileiro de Cirurgia, revistas de divulgação científica da Academia Nacional de Medicina, e publicou, em co-autoria com Aloísio Amâncio e Hellio Barbosa, o livro Controle clínico do paciente cirúrgico, certamente a primeira obra didática a abranger os cuidados de pré, per e pós-operatório, que alcançou ampla divulgação em quatro edições e, recentemente, ganhou sua 7ª edição atualizada.


Conjugado a essas atividades, assumiu numerosos e relevantes cargos vinculados a planejamento, organização e administração educacional na área médica, relacionados diretamente ao Ministério de Educação e Cultura, reitorias, faculdades, Federação Pan-Americana e associações. Em 1969, por interferência política e sem condições de manter a continuidade dos trabalhos na UnB, Ferreira renunciou à Vice-Reitoria e aceitou o convite da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Washington. Durante 27 anos, em períodos distintos, exerceu os cargos de chefia do Departamento de Recursos Humanos, da Divisão de Investigação e Diretor de Infraestrutura de Saúde, até aposentar-se em 1996. Aposentado da Opas, Ferreira retornou ao Brasil e ingressou na Fiocruz naquele ano.


Ao longo de sua trajetória profissional, Ferreira recebeu prêmios da Academia Nacional de Medicina, de faculdades e escolas de medicina do Brasil e outros países latinoamericanos; homenagens especiais da Abem e da Associação Mexicana de Faculdades de Medicina, medalhas pelos serviços prestados à Opas e os titulos de professor honoris causa da Universidade Cayetano Heredia, no Peru, Universidade de San Francisco de Chuquisaca, na Bolivia, e da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp).

Voltar ao topo Voltar