Início do conteúdo

16/10/2009

Jovens se reúnem em Macapá para discutir biodiversidade e desenvolvimento

Aedê Cadaxa


De 19 a 23 de outubro, Macapá recebe o 3º Fórum Internacional Ciência e Sociedade. O evento que busca aproximar os jovens da ciência, a partir do contato com pesquisadores, reunirá mais de 130 estudantes do ensino médio de escolas públicas do Brasil, da Guiana Francesa e da França. O evento faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil.


Promovido pela Fiocruz em parceria com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e apoio do governo do Amapá, o Fórum contará com a participação de pesquisadores e cientistas do Brasil (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fiocruz e Embrapa Amazônia), da França e Guiana (Centre National de La Recherche Scientifique e Institut de Recherche pour le Développement). A proposta é promover um espaço de intercâmbio entre comunidade escolar e científica, por meio da discussão de questões sobre ciência, tecnologia, saúde e ambiente, com foco no bioma Amazônia. Ao final do evento será formulada a Carta de Macapá, um documento com os pontos essenciais dos debates.


Os painéis de discussão do Fórum serão realizados nos dias 21, 22 e 23 de outubro, no espaço Franco Amapaense, em Macapá. Antes disso, serão feitas visitas a reservas ambientais e museus locais para apresentar a riqueza cultural e ambiental da Amazônia aos estudantes. Ao todo são seis delegações, sendo quatro brasileiras – Petrolina (PE), Macapá, Urutaí (GO) e Brasília –, uma francesa e outra da Guiana. Além das questões fundamentais sobre o presente e o futuro do nosso planeta, o debate se propõe a estimular a participação cidadã dos jovens, para atuem como multiplicadores em suas comunidades de origem.


O Fórum Ciência e Sociedade já esta na sua 6ª edição nacional e 3ª internacional. As duas outras edições internacionais ocorreram em Brasília (2007) e França (2005). Mais notícias podem ser lidas aqui.


Contato

Assessoria de Imprensa Fiocruz Brasília: (61) 3347-2524.


Publicado em 16/10/2009.

Voltar ao topo Voltar