Início do conteúdo

17/04/2008

Lançada nova edição das 'Memórias do Instituto Oswaldo Cruz'

Bel Levy


A nova edição da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, disponível aqui, traz artigos de instituições de pesquisa nacionais e estrangeiras sobre importantes temas para saúde pública mundial. Aids, doença de Chagas, influenza e rickettsioses integram a edição. Artigo publicado por pesquisadores de Colômbia, Panamá e Uruguai informa a existência de três populações distintas do vetor Rhodnius pallescens, que transmite o agente etiológico causador da doença de Chagas. A distinção corresponde a alterações no cromossomo do vetor, influenciadas pela origem do inseto. De acordo com os pesquisadores, a descoberta é importante porque contribui para o entendimento da dinâmica populacional e da distribuição da espécie. Outro estudo colombiano aborda vetor distinto da doença de Chagas, o Rhodnius prolixus, e avalia a importância de uma proteína, presente no barbeiro e que ataca o parasito Trypanosoma rangeli, como determinadora da capacidade vetorial de populações do inseto.


 Imagem de <EM>Didymosulcus palati</EM>, parasita de três espécies de atum cuja foto está na capa da revista

Imagem de Didymosulcus palati, parasita de três espécies de atum cuja foto está na capa da revista


Realizado em parceria com o Hospital das Clínicas do Paraná, um estudo do Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz analisa a incidência do vírus influenza em Curitiba entre 2000 e 2003. Os resultados, obtidos a partir da avaliação de 1621 amostras, aponta maior prevalência dos tipos A (76,3%) e B (23,7%) do vírus na região estudada.


Na área das rickettsioses, estudo realizado em conjunto pelas universidades federais de Viçosa e de Ouro Preto, a Secretaria de Saúde do Espírito Santo e a Universidade do Texas aponta a prevalência de parasitos da espécie Rickettsia felis em carrapatos e pulgas coletados de animais domésticos e silvestres em foco no Espírito Santo, onde já havia sido identificada a ocorrência de febre maculosa por Rickettsia rickettsii. O estudo aponta para a necessidade de avaliação da importância epidemiológica da  Rickettsia felis  e do estabelecimento de distinções entre as doenças causadas pelos diferentes parasitos.


A revista traz um artigo de revisão sobre a produção de uma possível vacina anti-Aids a partir de linfócitos T CD8+, em desenvolvimento pelo pesquisador norte-americano David Watkins, da Universidade de Wisconsin-Madison.  Os trabalhos podem ser acessados gratuitamente na versão online da revista.

Voltar ao topo Voltar