Início do conteúdo

01/04/2010

Lançamentos de livros marcam Semana Mundial da Saúde

Informe Ensp


Em alusão à semana comemorativa do Dia Mundial da Saúde, de 5 a 9 de abril, a Editora Fiocruz e a Livraria Travessa promoverão o evento Saúde na Travessa, com o lançamento de cinco obras. Dentre os lançamentos, quatro títulos são de pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) que abordam saúde mental e atenção psicossocial; saúde, ambiente e sustentabilidade; violência e saúde; e Aids na terceira década. O Dia Mundial da Saúde em 2010, que será comemorado em 7 de abril, tem como foco urbanização e saúde.


 Os autores participarão dos lançamentos e conversarão com o público na livraria

Os autores participarão dos lançamentos e conversarão com o público na livraria


Os autores Maria Cecília Minayo, do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli; Paulo Amarante, do Laboratório de Atenção Psicossocial em Saúde; Carlos Machado de Freitas e Marcelo Firpo Porto, do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana; e Francisco Inácio Bastos, coordenador do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública, todos da Ensp, participarão da semana de lançamentos, que também contará com a presença do pesquisador do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia Jairnilson Paim, que irá apresentar seu livro O que é o SUS. Todas as obras fazem parte da coletânea Temas em Saúde.


O Saúde na Travessa ocorrerá de 5 a 9 de abril, das 17h30 às 19h, na Travessa do Ouvidor 17, no Centro do Rio de Janeiro. Abaixo a programação e as sinopses dos livros.


Segunda-feira, 5 de abril

Saúde mental e atenção psicossocial - Paulo Amarante

A obra analisa o percurso "que vai das bases da psiquiatria e do manicômio aos projetos atuais de construção de um novo 'lugar social' para as pessoas em sofrimento mental".


Terça-feira, 6 de abril

Saúde, ambiente e sustentabilidade - Carlos Machado de Freitas e Marcelo Firpo Porto

Este livro, de caráter introdutório e informativo, apresenta aos leitores de distintas áreas do conhecimento, em especial aos que atuam mais diretamente nos campos ambiental e da saúde, uma visão abrangente dos problemas de saúde e ambiente, os quais vêm marcando cada vez mais as sociedades modernas. Os autores desse livro vêm desenvolvendo um trabalho em conjunto desde a década de 90, investigando as interfaces entre questões de saúde e ambiente com o intuito de identificar e apontar futuros propícios para a promoção da vida.


Quarta-feira, 7 de abril (Dia Mundial da Saúde)

O que é o SUS - Jairnilson Paim

O livro tem o propósito de esclarecer o que é, o que não é, o que faz, o que deve fazer e o que pode fazer o SUS, e é destinado a todos que estão na luta por uma saúde pública de qualidade, trabalhadores do SUS, pesquisadores, militantes de movimentos sociais e a sociedade em geral.


Quinta-feira, 8 de abril

Violência e saúde - Maria Cecília Minayo

A autora busca introduzir uma reflexão sobre as articulações entre o tema da violência e suas repercussões na saúde dos brasileiros por meio da conceituação da violência no campo sociológico, da sua articulação com a saúde e de propostas de atuação. A discussão abrange aspectos históricos, culturais, sociológicos e econômicos, considerando que, em suas relações, a violência se apresenta ora como manifestação da dinâmica e da trajetória de uma sociedade, ora como fenômeno específico que se destaca e influencia essa mesma dinâmica social.


Sexta-feira, 9 de abril

Aids na terceira década - Francisco Inácio Bastos

Esse pequeno volume apresenta uma espécie de cronologia e "balanço" da doença nas três últimas décadas, observando ainda os aspectos sociais e culturais de um fenômeno mundial. Ao apreciar a leitura, percebemos que a história da Aids compreende, infelizmente, relatos degradantes de estigmatização e marginalização de pessoas sob risco de contrair/transmitir o HIV ou já vivendo com a infecção. Felizmente, também existem histórias de solidariedade e altruísmo, mobilização social e os avanços de uma ciência praticada com ética e qualidade.


Publicado em 1º/4/2010.

Voltar ao topo Voltar