Início do conteúdo

16/04/2010

Leite produzido no Brasil será tema de oficina organizada pela Fundação

Pablo Ferreira


O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fiocruz organiza a oficina de trabalho Agrotóxicos e outros resíduos e contaminates em leite, que será realizada no próprio Instituto, nos dias 5 e 6 de maio deste ano. O evento tem o objetivo de obter subsídios para elaborar um programa trianual de ensaios de proficiência (que servem para avaliar a confiabilidade de resultados produzidos em laboratório), preparação de materiais de referência (empregados como parâmetro para as análises), desenvolvimento de metodologias e formação de recursos humanos que atendam às necessidades dos laboratórios que se empenham na melhoria da qualidade do leite.


O evento também propiciará uma oportunidade de se analisar a situação do leite produzido no país, no que diz respeito a resíduos e contaminates, tais como agrotóxicos, drogas veterinárias e micotoxinas. “A qualidade do leite é um tema de suma importância para a saúde da população e para as pretensões que o Brasil tem em exportá-lo”, afirma um dos organizadores do evento, o pesquisador Armi Nóbrega, acrescentando o fato do leite ser “um dos produtos mais consumidos no país, sobretudo por uma população que pode ser considerada de risco: os idosos e as crianças”.


Estão confirmadas as apresentações de palestrantes brasileiros e estrangeiros, dentre os quais especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Universidade de Almeria, da Espanha e da Universidade de Freiburg, da Alemanha. Participarão de debates e grupos de trabalho membros do Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Universidade de Brasília (UnB), do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e do INCQS.


A oficina Agrotóxicos e outros resíduos e contaminates em leite é consequência do Projeto Reagro da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia. O Reagro é coordenado por Nóbrega e tem por objetivo a consolidação de estruturas laboratoriais dedicadas à realização de analises de alimentos para resíduos de agrotóxicos e conta com as participações do Itep, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da UnB, além do próprio INCQS da Fiocruz.


Evento: 1ª Oficina sobre agrotóxicos e outros resíduos e contaminantes em leite

Local: Auditório Sergio Arouca, no INCQS

Data: 5 e 6 de maio de 2010

Inscrições: até o dia 23 de abril

O formulário de inscrição e a programação do evento podem ser obtidos aqui

Para obter mais informações, escrever para oficinaleite@incqs.fiocruz.br



Mais


Novo equipamento capaz de detectar contaminantes atesta a qualidade do leite


Publicado em 15/4/2010.

Voltar ao topo Voltar