Início do conteúdo

26/12/2008

Livro analisa documentos que levaram a uma política nacional de saúde bucal

Renata Moehlecke


Uma análise da saúde bucal do ponto de vista biológico, social e psicológico, além da avaliação de suas implicações políticas no país: este é o objetivo dos cirurgiões-dentistas e sanitaristas Paulo Capel Narvai e Paulo Frazão em seu livro Saúde bucal no Brasil – muito além do céu da boca, recém-lançado pela Editora Fiocruz. A obra faz parte da coleção Temas em Saúde, que busca trazer para estudantes, profissionais e público geral panoramas sobre conceitos e conteúdos fundamentais das áreas da saúde.



“Pretendemos, além de possibilitar a compreensão dos problemas desta área no contexto do sistema e das políticas de saúde no Brasil, que o leitor possa dispor de elementos para exercitar a crítica das ações desenvolvidas nesse âmbito e, também, participar de modo qualificado dos processos de tomada de decisões e produção do cuidado em saúde bucal”, destacam os autores na apresentação da obra. Embora o material apresentado pela obra não seja inédito – já foi publicado de diferentes formas em diversos veículos nos últimos anos –, ela se destaca porque reúne e analisa documentos e declarações de várias origens e finalidades que levaram à instituição de uma política nacional de saúde bucal. 


Marcada por conflitos e contradições, essa política tem produzido respostas às necessidades dos brasileiros e despertado interesse não apenas de profissionais de odontologia, dentro e fora do país. “Nosso trabalho foi sistematizar esse material procurando fazer isto segundo um fio condutor, de modo que o que estava disperso pudesse fazer sentido”, comentam os estudiosos. 


Em um texto ágil, com poucas citações, o leitor pode encontrar informações sobre as duas correntes identificadas pelos autores como as concepções fundamentais que caracterizam a política de saúde bucal em curso no Brasil: a “saúde bucal coletiva” e a “odontologia de mercado”. O leitor pode, ainda, compreender por que a segunda é considerada hegemônica. Além disso, os autores também abordam os principais aspectos do quadro epidemiológico dessa área de saúde, a evolução histórica das ações desenvolvidas no setor e as proposições que surgiram na esfera pública em relação à temática em questão.


“Aos que queiram ler mais sobre saúde bucal oferecemos no final da obra uma lista de publicações que recomendamos e que nos auxiliaram neste trabalho”, dizem os autores. “Nossa expectativa é que esse livro possa ajudar estudantes, profissionais da saúde – incluindo o pessoal odontológico, dentistas e auxiliares –, especialistas em saúde pública, conselheiros e autoridades da saúde, e outros, na compreensão de problemas de saúde bucal em uma perspectiva de saúde pública e, sobretudo, no processo de decisões necessárias para melhorar a situação do setor, considerando o nosso contexto político e institucional no início do século 21”.


Serviço

Saúde bucal no Brasil – muito além do céu da boca

Editora Fiocruz: (21) 3882-9039

148 páginas / R$ 15





Publicado em 23/12/2008.

Voltar ao topo Voltar