Início do conteúdo

19/10/2011

Livro da Editora Fiocruz conquista o Prêmio Jabuti 2011 na categoria Educação

Fernanda Marques


O livro Impactos da Violência na Escola: um diálogo com professores foi o vencedor na categoria Educação do 53º Prêmio Jabuti. Os vencedores das 29 categorias foram conhecidos nesta segunda-feira, dia 17 de outubro, em cerimônia de apuração realizada na Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo. Criado em 1958, o Jabuti é considerado o mais tradicional prêmio do livro no Brasil.



Organizado pelas pesquisadoras Simone Gonçalves de Assis, Patrícia Constantino e Joviana Quintes Avanci, do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/Ensp/Fiocruz), Impactos da Violência na Escola é fruto de uma parceria com o Ministério da Educação (MEC). O objetivo central da publicação é promover uma cultura de direitos humanos a partir do estímulo ao debate da temática violência nas escolas. A obra reúne textos que têm como base as condições de trabalho na escola; a violência familiar e como ela se reflete no âmbito escolar; as agressões entre os diversos atores escolares; as representações culturais das identidades de gênero, sexuais e de cor de pele e suas relações com formas de violência presentes nas escolas; e os danos físicos, emocionais, comportamentais e cognitivos evidenciados por crianças e adolescentes que sofrem abusos.



“Nesse livro queremos refletir sobre as formas de violência presentes nas escolas brasileiras: tanto aquelas que se originam em diversos espaços sociais e invadem o espaço escolar quanto aquelas que na escola germinam e dão frutos que repercutem no cotidiano e na vida social de uma forma mais ampliada”, afirmam as organizadoras na apresentação da obra. “A reflexão que procuramos estimular visa a atingir professores e demais integrantes da equipe escolar, que se veem aturdidos diante de problemas que não foram preparados para enfrentar, ao longo dos anos de formação acadêmica. Buscamos também sensibilizar os gestores do ensino público e privado para a importância de se debater sobre a questão da violência nas escolas e sobre o papel a ser desempenhado por cada um dos atores que conformam o sistema de ensino”.


O livro chama atenção para a importância da atuação da escola na prevenção da violência, enfatizando o papel que deve ser desempenhado por professores, direção e toda a equipe escolar como integrantes de uma rede de proteção a crianças e adolescentes. “O último capítulo tem como objetivo estimular o professor a elaborar um plano de intervenção local para prevenção e redução da violência na escola. São apresentados alguns exemplos de programas bem sucedidos realizados em vários países do mundo, inclusive no Brasil”, destacam as organizadoras.


Mais informações:

E-mail: imprensaeditora@fiocruz.br ;

Tel: 21-3882-9041 ;

Site: www.fiocruz.br/editora


Publicado em 19/10/2011.

Voltar ao topo Voltar