Início do conteúdo

02/05/2011

Livro educativo sobre câncer de mama aborda troca de experiências

Irene Kalil


Durante as comemorações do aniversário do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), foi lançado o livro educativo Desvendando o Câncer de Mama - uma reflexão sobre valores, escrito pelas educadoras Rosane Lopes, pedagoga do Departamento de Ensino do IFF, e Raquel Pinho dos Santos, professora da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.



Contando com o apoio financeiro da Faperj, a história do livro começa com a realização de oficinas de promoção da saúde com usuárias em atendimento no Ambulatório de Mastologia do IFF, visando à troca de experiências e a construção solidária de conhecimentos entre quinze mulheres que, apesar do sofrimento causado pelo câncer, desejaram contar suas experiências não a partir da doença em si, mas do desafio de compartilhar aprendizados e gerar reflexões sobre outros temas que permeiam suas vivências.


Como fio condutor das atividades realizadas nas oficinas, a equipe de profissionais optou por trabalhar com a metodologia do Teatro do Oprimido (TO), prática cênico-pedagógica criada e desenvolvida, nos anos 70, pelo dramaturgo Augusto Boal, que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais. O uso do TO possibilitou compartilhar saberes e estimular o diálogo, resgatar a autoestima através do apoio mútuo e redescobrir potencialidades individuais e coletivas das mulheres participantes.


Desvendando o Câncer de Mama - uma reflexão sobre valores é o produto dessa rica experiência. Numa linguagem simples, o livro fala de temas importantes, mas pouco abordados pela maioria dos profissionais de saúde, como identidade, corpo, afetividade, sexualidade e direitos da mulher com câncer de mama. Juntam-se à narrativa os depoimentos contundentes e emocionantes de mulheres guerreiras que, com força e determinação, souberem reescrever a sua própria história de vida.


As autoras estão otimistas em relação aos desdobramentos do projeto: “Esperamos que este livro inspire e encoraje outras mulheres a vencer a luta contra o câncer de mama”, concluem na apresentação. Durante o lançamento, que integra o evento IFF: 87 anos para vocês, as mulheres que tiveram seus depoimentos reunidos no livro estarão à disposição do público, autografando os exemplares que serão distribuídos, gratuitamente, aos convidados e usuários presentes.


Publicado em 29/4/2011.

Voltar ao topo Voltar