Início do conteúdo

14/03/2011

Livro para jovens apresenta fatores de risco para câncer

Filipe Leonel


Alertar os jovens sobre os perigos do câncer e as consequências de maus hábitos para seu futuro é o principal objetivo do livro Encruzilhadas - o jogo da sua vida. Trata-se de um livro-jogo, que permite ao leitor ser o personagem principal e controlador das suas ações, de forma que, ao final da leitura, ele encontrará uma análise sobre suas decisões e explicações a respeito de alguns fatores de risco para diferentes tipos de câncer. A publicação é resultado de um projeto do Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia da UFRJ e teve a consultoria científica do pesquisador Sergio Koifman, da Escola Nacional de Saúde Pùblica (Ensp/Fiocruz).



O projeto começou a ser elaborado a partir de um edital da Faperj para produção de material didático em 2009. De acordo com a idealizadora Claudia Jurberg, que coordena o Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia da UFRJ, a ideia inicial era produzir um jogo de interpretação de personagens sobre os fatores de risco associados ao câncer. "Com base na consultoria do professor Sergio, resolvemos focar o trabalho nos principais fatores associados ao câncer, como o cigarro, os hábitos alimentares, o álcool, a exposição ao sol e o HPV. Além disso, a partir de uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer de 2007 sobre a concepção dos brasileiros em relação à doença, resolvemos tratar o tema de forma sutil, pois o câncer, na opinião da grande maioria dos brasileiros, está associado à dor e ao sofrimento".


O personagem do livro pode ser real ou fictício e não há diferenciação de gênero na história. De acordo com Claudia, é direcionado a adolescentes, entre 15 e 20 anos, que estão cursando o ensino médio ou iniciando a faculdade. "O livro traz alguns questionamentos como: qual é a atitude do personagem quando seus amigos o convidam para ir à praia após a escola? Ele vai até a sua casa para passar o protetor solar ou vai direto à praia sem se proteger? Outra questão é a seguinte: quando está em um bar com amigos, o jovem consome uma quantidade elevada de bebida alcoólica ou se mantém sóbrio? Portanto, são estabelecidas diversas situações em que o personagem/leitor deverá se posicionar durante a leitura. Só no final ele vai saber as consequências de suas escolhas. É possível também jogar mais de uma vez, pois, a cada ocasião em que se lê o livro-jogo, as pessoas tendem a optar por caminhos diferentes", revelou Claudia.


Na opinião do consultor científico do livro, esta é uma forma de abordar questões de promoção da saúde para jovens adolescentes de maneira não paternalista. "Cada participante faz suas opções e, ao final do livro, saberá as consequências daquilo que escolheu, ou seja, igual como ocorre na vida real", esclareceu Koifman. O livro será distribuído gratuitamente para alunos e escolas da rede pública de ensino, e sua idealizadora conta que o próximo passo será avaliar o efeito da publicação nos jovens estudantes dessas faixas etárias. Os interessados devem enviar uma carta para oncobiologia@gmail.com. Os autores do livro são Claudia Jurberg, Gabriel Machado, Eduardo Salustiano e Tainá Rego Marina Verjovsky. As ilustrações são de Carla Zucchi.


Publicado em 10/3/2011. 

Voltar ao topo Voltar