Início do conteúdo

07/08/2017

Livro reúne casos internacionais de atenção primária em saúde

Ensp/Fiocruz


O estudo que analisou a implementação da Estratégia Saúde da Família em quatro grandes centros urbanos, realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), integra um conjunto de iniciativas de Atenção Primária Integral à Saúde (CPHC), de diferentes países da África, Ásia, América Latina, América do Norte e Europa, reunidas no livro Revitalizing health for all: Case studies of the struggle for comprehensive primary health care. As experiências incluídas na publicação originam-se de um conjunto de pesquisas-ação, com a participação de pesquisadores de nível sênior, júnior e de gestores da área de saúde. O capítulo brasileiro é assinado pela egressa do Programa de Saúde Pública da Ensp Patty Fidelis de Almeida, pela pesquisadora da Ensp Ligia Giovanella e pelo ex-assessor do Departamento de Atenção Básica, do Ministério da Saúde, Berardo Augusto Nunan.

“Em 2018, celebra-se 40 anos da Declaração de Alma Ata, que estabelece os cuidados primários de saúde como fundamentais para redução das desigualdades em saúde. O livro vem em um bom momento para falarmos deste tema e apresentarmos um conjunto diversificado de experiências”, admitiu Ligia Giovanella, pesquisadora sênior.

 A publicação detalha 13 estudos de caso que relatam esforços para implementar reformas de Comprehensive Primary Health Care (Atenção Primária Integral à Saúde) de países de todo o mundo, incluindo Austrália, Brasil, República Democrática do Congo, Irã, África do Sul e diversos outros. O projeto, que teve início em 2007 e terminou em 2011, contou com participação de aproximadamente 50 colaboradores. “O volume realça as semelhanças entre os projetos de atenção primária em diversos contextos nacionais e oferece uma base de evidências rica, a partir da qual futuras iniciativas de reforma podem ser desenhadas”, diz o capítulo de apresentação.

A experiência brasileira, descrita no capítulo Health-care coordination: Building comprehensive primary health care in brazil, expõe o cuidado integral à saúde no contexto de um sistema público universal de saúde, o SUS. O texto teve como a base a pesquisa que analisou a implementação da Estratégia Saúde da Família com foco na integração à rede assistencial e à atuação intersetorial em quatro grandes centros urbanos, para discutir as potencialidades da saúde da família como estratégia de atenção primária em saúde abrangente. Os eixos da pesquisa realizada pela Ensp/Fiocruz, que recebeu financiamento do Ministério da Saúde, pautaram-se na integração e na intersetorialidade, elementos fundamentais de uma APS integral.

O livro, disponível para download em inglês e francês, é uma publicação da Global Health Research Initiative, com colaboração da Canadian Institutes of Health Research, Canadian International Development Agency, International Development Research Centre (IDRC) e Public Health Agency of Canada.

Revitalizing health for all: Case studies of the struggle for comprehensive primary health care foi editado por Ronald Labonté, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Ottawa; David Sanders, professor emérito e fundador da Escola de Saúde Pública da Universidade de Western Cape; Corinne Packer, pesquisadora da Faculdade de Medicina da Universidade de Ottawa; e Nikki Schaay, pesquisadora da Escola de Saúde Pública da Universidade de Western Cape.

Voltar ao topo Voltar