Início do conteúdo

25/04/2014

Livro reúne a vivência de profissionais do Fernandes Figueira

Aline Câmera


De um lado a apresentação de aspectos da arte literária. De outro, uma equipe multiprofissional composta por funcionários e voluntários com uma necessidade intensa de expressar suas percepções e reflexões do cotidiano vivido. É deste encontro que nasce Histórias de Aprender, Arte de Cuidar, fruto da segunda edição da Oficina Literária TextoTerritório/IFF. A publicação, composta por 24 textos, traduz  a arte do cuidar no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz): um processo em que todos os envolvidos são eternos aprendizes. Como parte das comemorações pelos 90 anos do IFF, o livro será lançado no próximo dia 28, a partir das 11h, no Centro de Estudos Olinto de Oliveira, localizado na Avenida Rui Barbosa, 716, Flamengo.

A riqueza das experiências de quem faz o Instituto, durante essas nove décadas em defesa da saúde materno infantil, é contada por profissionais que ora  assumem o papel de autores, ora se apresentam como verdadeiros atores da realidade. Autores/atores que aprendem a  cada dia com a espontaneidade de seus pequenos pacientes; com o silêncio que muitas vezes dizem mais do que mil palavras; com a necessidade em dar asas à imaginação; a acolher a realidade que nem sempre é tão doce quanto nos contos de fadas; a mediar conflitos. Aprendem, enfim, a lidar com o turbilhão de emoções que é a vida em troca de sorrisos e sinceros agradecimentos.

Já na apresentação do livro, escrita pelo diretor do Instituto, Carlos Maciel, o leitor tem uma prévia da emoção, que será traduzida em cada linha das páginas seguintes. “A batida do coração dita o ritmo da vida. No IFF, esse ritmo é regido por dois grandes acordes. De um lado, a luta diária enfrentada pelas nossas crianças, nossos adolescentes e também nossas mulheres. Uma luta que não teria sentido se não fosse a dedicação do outro grupo, representado por cada um dos funcionários que constituem esta Casa. Cada um de nós e, especialmente, cada um dos autores deste livro, é instrumento fundamental desta harmonia. Entre tons graves e agudos, a melodia deve ser técnica o suficiente para não desafinar. Contudo, também pode ganhar novos elementos, simbolizados por atitudes simples de amor e carinho que fazem toda a diferença”, destaca o diretor.

Esse ritmo, citado por Maciel,  ganha forma no conto Um menino e o seu olhar, da voluntária Mirtes Nascimento. “Lá está ele, uma flor de fragilidade. No peso e no tamanho, dentre os da sua idade, é o mascote!Lá está ele, dodói ali, dodói acolá! Na ciranda dos cuidados especiais. Lá esta ele, principalmente na vida – o pequenino! (....) Lá está ele, deitadinho. Chego perto, olho no fundo dos seus olhos e digo: amor, tudo bem com você? E como resposta, seus grandes e expressivos olhos. Fixos nos meus. Observa as imagens dos livros de história, que saltam pra cima dele (…). Aprendi a te colocar no colo! Tantos fios ligados a você. (…) Tantos fios. Fura daqui, pega veia dali. Admirável menino! Tem sido um guerreiro! E será também um príncipe, nesse lugar maravilhoso e sem dor, para onde você foi”.

Com grande experiência no campo literário, os escritores e professores Alexandre Faria e Oswaldo Martins, responsáveis pela coordenação da publicação ao lado da pesquisadora do IFF Cynthia Magluta, definem esta iniciativa como uma vivência da qual não poderão se desligar jamais: “Se a literatura se constrói com o trabalho cotidiano e árduo do ajuste das palavras ao pensamento que se busca, não menos importante são as vivências através das quais nos deparamos  não só com a nossa solidão, mas  com a arte de conviver e construir um mundo mais adequado e justo”.

O livro Histórias de Aprender, Arte de Cuidar conta com o apoio da Diretoria de Recursos Humanos da Fiocruz (Direh) e do Centro de Estudos Olinto de Oliveira (CEOO). Os interessados poderão adquirir seu exemplar da publicação no local (R$ 10). A renda obtida com a venda será revertida para o Biblioteca Viva, projeto que promove a leitura em todos os espaços do Instituto.

Serviço:

Lançamento do Livro Histórias de Aprender, Arte de Cuidar
Data: 28/4, às 11h
Local: Avenida Rui Barbosa, 716, Flamengo, Rio de Janeiro

Informações para imprensa:

Aline Câmera
aline.camera@iff.fiocruz.br
21 2552-8829
21 7731-0618

Voltar ao topo Voltar