Início do conteúdo

10/06/2014

Livro sobre Segurança Alimentar em países lusófonos é lançado na Fiocruz

Rebert Lima / Cris/Fiocruz


Foi lançado nesta segunda-feira (9/6), no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), o livro Segurança alimentar e nutricional na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: desafios e perspectivas. Organizado pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), o evento contou com a presença dos autores Rosana Magalhães (Ensp); Luiz Eduardo Fonseca (Cris/Presidência); Renato Maluf (CPDA-UFRRJ); e Luciene Burlandy (UFF). Cada autor falou durante cerca de 20 minutos sobre a proposta do livro e a importância do tema para a questão da Saúde Global.

O assessor internacional para a África e um dos autores do livro, Luiz Eduardo Fonseca, explicou que “o objetivo da obra é ampliar a divulgação da situação da segurança alimentar e nutricional nos países de língua portuguesa em especial os países do continente Africano e serve como instrumento para sedimentar essa relação de cooperação no âmbito da CPLP”.

O livro é dividido em 3 partes: a primeira parte trata das bases teóricas, conceituais e programáticas da área da segurança alimentar e nutricional. A segunda faz um balanço das atuais políticas e iniciativas adotadas em diferentes países da CPLP e a terceira parte aborda as perspectivas futuras para os países da CPLP, inclusive no contexto das últimas discussões que vêm sendo tradadas no âmbito da Saúde Global.

O livro foi produzido a partir de artigos escritos durante a Oficina de Segurança Alimentar e Nutricional na Lusofonia – Novos desafios para o PECS, realizada pela Fiocruz e pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa, nos dias 26 e 27 de abril de 2012, na Uerj.

Voltar ao topo Voltar