Início do conteúdo

23/02/2010

Livro sobre triatomíneos ganha edição revisada e atualizada


O Laboratório de Triatomíneos e Epidemiologia da Doença de Chagas (Latec) do Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/ Fiocruz Minas) apresentou, na 24ª Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e a 12ª em Leishmanioses, uma nova e revisada edição do livro Triatomíneos, que tem o objetivo de oferecer informações básicas sobre os triatomíneos para pessoal técnico envolvido com controle vetorial de doença de Chagas. A bióloga, parasitologista e pesquisadora titular do CPqRR Liléia Diotaiuti, chefe do Latec e uma das autoras e organizadoras do livro, conta que a necessidade de elaborar o livro partiu “da própria atividade de referência do laboratório e da dificuldade encontrada por técnicos e estudantes para encontrar material de pesquisa acessível e de fácil leitura”.


 Imagem do triatomíneo <EM>P. megistus</EM> (Foto: Cleber Galvão, Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos/Fiocruz)

Imagem do triatomíneo P. megistus (Foto: Cleber Galvão, Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos/Fiocruz)


O livro abrange tópicos como: A doença de Chagas e seu controle; Morfologia externa; Sistemática; Biologia dos triatomíneos; Comportamento em triatomíneos; Ecologia; Inseticidas usados em saúde pública; Resistência de triatomíneos e inseticidas; e Chaves para identificação de triatomíneos. O objetivo é complementar outros materiais já disponíveis e auxiliar na consolidação do controle da doença de Chagas no Brasil.


Os textos que compõem Triatomíneos começaram a ser elaborados pelo Latec em 2007 e foram produzidos por pesquisadores, técnicos e estudantes do laboratório. Cada qual abordou a sua área de especialidade. “Fizemos questão que fosse um trabalho de qualidade científica, técnica e também gráfica, pois isso estimula as pessoas a usarem o material”, contou Diotaiuti.


A produção do livro recebeu financiamento da Vice-Presidência de Serviços de Referência e Ambiente da Fiocruz. Liléia destacou a participação no projeto de Bernardino Vaz de Melo Azeredo, gerente estadual do Programa de Controle da Doença de Chagas, como mais uma parceria do Laboratório de Referência com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais.


Clique aqui para acessar o livro em pdf.


Publicado em 22/2/2010.

Voltar ao topo Voltar