06/11/2012
Maritiza Alves
A Sociedade Moçambicana de Medicamentos (SMM) enviou mais três representantes ao Brasil para participar da capacitação em Qualidade que ocorre no Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) desde a última segunda-feira (5/11). Florência Cumaio, Octávia Benzane e Massada Xavier farão uma capacitação em Gestão e Operacionalização nas Áreas de Garantia e Controle da Qualidade. Este curso faz parte do programa de transferência de tecnologia entre Brasil e Moçambique.
|
O diretor-executivo de Farmanguinhos, Hayne Felipe (centro), e equipe recebem o novo grupo de moçambicanos. Foto: Edson Silva. |
Os técnicos foram recepcionados pela Chefe de Gabinete, Lícia de Oliveira, pela Diretora da Garantia de Qualidade, Shirley Trajano, pela Gerente do Controle de Qualidade Maria Lucia Morley e pela Gerente de Produção, Elda Falqueto. Elizabeth Nimrichter, do Núcleo de Validação, Rawlinson Dias Rodrigues, do Núcleo de Cooperação Internacional, a responsável pelo Setor de Treinamento e Desenvolvimento, Soraya Burgos e Francisco José Pereira, do Departamento de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (DSMS), também compuseram a comitiva de recepção.
Este módulo de Capacitação é financiado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e organizado por técnicos de Farmanguinhos, entre os quais Érico Daemon e Maria Lúcia Morley.
A farmacêutica Florência Cumaio, que na SMM ocupa o cargo de Diretora de Gestão de Qualidade, falou sobre a importância do curso. “Estou em fase de aprendizagem. Então, esse curso é muito importante. Sei que aprenderei bastante. Quero exercer meu cargo focando, também, a parte prática para que possa auxiliar, da melhor forma possível, meus colegas de trabalho. Florência informa que esta é a segunda vez que está no Rio de Janeiro e que quando retornar ao seu país levará consigo a alegria e a hospitalidade do povo brasileiro, além de um par das sandálias Havaianas.
O Analista de Qualidade, Massada Xavier, espera aprender muito no curso. “Farmanguinhos é uma empresa com muita experiência. Temos trabalhado juntos na criação dos manuais e dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) da fábrica de Maputo. Acredito que após a capacitação, a nossa prática será bem melhor”, disse.
Também Analista de Qualidade, Octávia Benzane está muito ansiosa com o início da capacitação. “Espero que tudo corra bem. Temos muitas coisas para aprender e aplicar na fábrica em Maputo. É um desafio muito grande, porque o sucesso da SMM depende de nós. Temos que sair de Farmanguinhos bem capacitados para podermos implementar e transmitir o que foi aprendido para os nossos colegas. É uma grande oportunidade para nós estarmos aqui”, informou. A analista segue falando sobre a beleza do Rio de Janeiro. “Conhecia o país através das novelas. Mas, o fato de estar na cidade maravilhosa me deixa emocionada”, relatou Octávia, que está no Brasil pela primeira vez.
Publicado em 6/11/2012.