Início do conteúdo

19/10/2016

Manuais e compêndios de geologia dos séculos 19 e 20 são temas do Encontro às Quintas da COC/Fiocruz

COC/Fiocruz


A professora Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) participa do Encontro às Quintas da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) em 20 de outubro para falar sobre livros-texto de ciência editados no Brasil nos séculos 19 e 20. O evento acontece às 10h na sala 401 do prédio da Expansão, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro.

De acordo com a pesquisadora, os compêndios e manuais para o ensino em geral vêm há algum tempo recebendo atenção, seja da área da história da educação, seja da história cultural. Entretanto, aqueles relacionados às ciências têm sido um objeto de investigação relativamente negligenciado, exceção feita a obras clássicas da história das ciências e da tecnologia. No Brasil, em particular, essa lacuna é significativa, argumenta. 

Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa apresentará os resultados parciais de uma pesquisa em andamento sobre manuais e compêndios de geologia publicados no país nos séculos 19 e 20 por autores brasileiros e estrangeiros. A pesquisadora analisou três trabalhos: História Física da Terra vista por quem a estudou no Brasil, do geólogo e mineralogista brasileiro Alberto Betim Paes Leme (1883-1938); Geologia Elementar Aplicada à Agricultura e à Indústria, do entomólogo e geólogo francês Nerée Boubée (1806-1862); e Geologia elementar preparada com referência especial aos estudantes brasileiros e à geologia do Brazil, do geólogo estadunidense John Branner (1850-1922). 

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), a geóloga Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa é autora de uma série de artigos e dos livros Um olhar sobre o passado: História das ciências na América Latina (2000)A formação das ciências geológicas no Brasil: uma história social e institucional (1997)

Voltar ao topo Voltar