Início do conteúdo

17/12/2007

'Memórias do Instituto Oswaldo Cruz' ganha acervo online gratuito


Os cerca de 4 mil artigos científicos publicados pelas Memórias do Instituto Oswaldo Cruz em seus 98 anos de história ficarão disponíveis online. O acervo oferecido corresponde ao período que vai do lançamento do primeiro tomo da revista, em 1909, até a atualidade. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz foi o periódico cientifico com maior fator de impacto na América Latina em 2006 segundo o Institute for Scientific Information (ISI). O lançamento será realizado no Centro de Estudos do IOC desta sexta-feira (14/12), às 10h.


 Com a digitalização e disponibilização <EM>online</EM>, qualquer pessoa poderá consultar, pela internet, estudos publicados há quase um século

Com a digitalização e disponibilização online, qualquer pessoa poderá consultar, pela internet, estudos publicados há quase um século


Desde 1909, a revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz publicou artigos sobre uma enorme variedade de temas ligados às diversas áreas biomédicas. Segundo o vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC e editor das Memórias, Ricardo Lourenço, na época em que a revista foi criada existiam poucos indexadores – publicações que reunissem e sistematizem as publicações científicas no mundo –, dificultando a divulgação e o acesso aos trabalhos. “Há muitos artigos pioneiros, que trazem resultados importantes e que ainda vêm sendo apenas confirmados pelos estudos atuais”, afirma. O pesquisador lembra, ainda, que no acervo também estão obras históricas, com desenhos de grandes ilustradores do passado, como Raimundo Honório e Manoel Castro e Silva.


Exatamente por seu valor histórico e, principalmente, científico, o pesquisador acredita que o oferecimento online deste rico acervo tem grande importância. “Até hoje, para ter acesso a todo o conhecimento publicado nas Memórias antes de 1994, era preciso haver uma cópia impressa da coleção numa biblioteca de consulta, normalmente institucional, o que tornava seu alcance muito limitado”, afirma. “Com a digitalização e disponibilização online, qualquer pessoa poderá consultar, pela internet, estudos publicados há quase um século, o que vai sem dúvida enriquecer muito a pesquisa científica”. O acesso é gratuito.


A disponibilização do acervo das Memórias também tem grande importância para o Instituto Oswaldo Cruz, segundo Ricardo. “Embora seja um periódico de difusão do conhecimento produzido no mundo, ele inclui grande parte da produção científica publicada no IOC, tornando ainda  mais visível mundialmente a pujança do Instituto, reforçando sua contribuição histórica para a pesquisa na área biomédica no Brasil”.

Voltar ao topo Voltar