Início do conteúdo

22/06/2009

'Memórias do IOC' é a revista científica de maior impacto da América Latina


A revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz foi considerada a publicação de maior impacto na América Latina em 2008. A certificação foi divulgada no dia 19/6 pelo Institute for Scientific Information (ISI) Web of Knowledge - órgão internacional responsável por avaliar a relevância da contribuição dos periódicos científicos de todo o mundo. A notícia veio no momento em que o periódico comemora seu centenário.




 

Nos últimos três anos, foram 554 artigos publicados e, somente no ano passado, 4.080 citações fazendo referência ao conteúdo das Memórias. O periódico, que é editado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e garante acesso gratuito a seu conteúdo integral na internet, obteve agora fator de impacto de 1,450. O fator de impacto de uma publicação é uma proporção entre o número de vezes que os seus artigos são citados em um determinado ano e o número de trabalhos publicados pela revista nos dois anos anteriores. Em 2007, o fator de impacto das Memórias já havia alcançado 1,225, sendo responsável pela segunda colocação no ranking das publicações cientificas indexada pelo ISI na América Latina.

 

A revista mantém uma média de fator de impacto de 1,652, com base na sua participação nos últimos cinco anos. Inovações recentes contribuíram para o resultado positivo, como a criação do sistema de submissão online de artigos e a disponibilização na íntegra de todos os artigos publicados desde o primeiro número da revista, em 1909.


Conheça as Memórias: acesse http://memorias.ioc.fiocruz.br/.


Publicado em 22/6/2009.

Voltar ao topo Voltar