Início do conteúdo

05/01/2012

'Memórias do IOC' lançará novo sistema de submissão de artigos

Cristiane Albuquerque


O periódico científico Memórias do Instituto Oswaldo Cruz começará o ano de 2012 com um novo sistema online de submissão e revisão de artigos. Utilizado pelas revistas científicas mais importantes e modernas do mundo, o ScholarOne vai possibilitar que autores enviem seus manuscritos com mais segurança e qualidade. Financiado por um projeto submetido a Fapesp pelo SciELO, que tem como objetivo internacionalizar os periódicos brasileiros, a revista Memórias do IOC foi escolhida para iniciar o projeto, sendo o primeiro periódico do Brasil a ser beneficiado.


 Técnicos da SciELO agregam esforços à equipe do periódico <STRONG>Memórias do IOC</STRONG> para customizar e testar o sistema ScholarOne (Foto: Gutemberg Brito)

Técnicos da SciELO agregam esforços à equipe do periódico Memórias do IOC para customizar e testar o sistema ScholarOne (Foto: Gutemberg Brito)


De acordo com o editor da Memórias, Ricardo Lourenço, o novo sistema de submissão de artigos vai permitir que autores do mundo inteiro enviem seus manuscritos para o periódico de forma prática. “O relacionamento entre autores e revisores precisa ser prático, simples e totalmente confiável. Como o ScholarOne é utilizados pelas principais revistas científicas do mundo, a submissão de artigos para as Memórias será favorecida porque os autores já estão familiarizados com o sistema”, destaca.


Com a mudança, o processo editorial também será beneficiado, permitindo a realização de cobranças e envio de e-mails automáticos aos autores, como as notificações, por exemplo. “Procedimentos editoriais mais eficientes serão introduzidos e isso permitirá que as informações trocadas com nossos colaboradores sejam feitas de forma segura, reduzindo nossa margem de erro”, afirma Ricardo Lourenço.


Segundo Abel Packer, coordenador operacional do Projeto SciELO (Scientific Electronic Library Online, na sigla em inglês), o sistema de processamento online de manuscritos facilitará as comunicações com os autores, editores e parceiros. “O ScholarOne vai intensificar a internacionalização da revista Memórias do IOC, que é o periódico brasileiro de maior impacto e uma das dez revistas que iniciaram o projeto SciELO. A experiência dela representa uma contribuição notável para o SciELO poder avançar na implantação do sistema em outros periódicos”, diz. A adoção do ScholarOne pelo projeto SciELO tem por objetivo aperfeiçoar a infraestrutura de editoração e publicação das revistas. “O foco é contribuir para avançar a qualidade dos periódicos que indexa e publica artigos, e aumentar a sua visibilidade e impacto internacional a médio e longo prazo”, conta Abel, que também é assessor de Informação e Comunicação em Ciência da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo.


Processo de modernização


A editora executiva da revista científica, Hikmat Zein, explica que o processo de mudança de sistema de submissão de artigos das Memórias do Instituto começou em agosto de 2011, com a realização de debates técnicos, o preenchimento de formulários da plataforma, além do fluxo de trabalho do processo editorial. “Todo o processo editorial, que vai desde etapa de recebimento de um artigo até a sua aceitação na versão aprovada pelos revisores, foi realizada”, esclarece. “Já em dezembro de 2011, realizamos a parte prática do processo com a realização de vídeos conferências com as equipes do ScholarOne, SciELO e Memórias. O objetivo foi testar o fluxo do sistema e verificar, principalmente, se ele estava funcionando de acordo com o solicitado. Neste período, recebemos a visita de técnicos do SciELO para realização de um treinamento. A partir daí, ajustamos a rotina da revista ao novo sistema”, conclui.


Publicado em 4/1/2012.

Voltar ao topo Voltar