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04/09/2009

Mestrado em saúde pública da Ensp chega à milésima dissertação


O Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Saúde Pública, o mais antigo da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), está comemorando a apresentação da milésima dissertação de mestrado. Reconhecido pela Capes oficialmente em 1977, esse número traz à luz o impacto e a importância da Ensp na formação e capacitação profissional para o país. A aluna e bolsista do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) Elizabeth Maciel de Albuquerque foi a autora da milésima dissertação.


De acordo com o relatório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) até 2008, 953 dissertações de mestrado acadêmico foram apresentadas desde a década de 1970. Ainda em 2008, 228 novos alunos se matricularam nesse curso. Para a seleção de 2010, o mestrado em saúde pública chegou a quase 400 candidatos inscritos, mas as inscrições ainda estão em fase de homologação. O resultado final sairá até o dia 22 de setembro. Além do mestrado acadêmico, o programa conta ainda com doutorado e mestrado profissional criados, respectivamente, em 1980 e 2002. Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Ensp, Cristina Guilam, a milésima dissertação de mestrado apresentada é motivo de orgulho para toda a Escola.


"Uma das missões da Ensp é alcançar profissionais em todo o país. Esse número deixa claro o alcance institucional. Além disso, pretendemos potencializar esse número com os alunos do mestrado profissional. Outra grande questão é a aplicação de estratégias diferenciadas na formação. Junto conosco temos a Capes, que é fomentadora com o objetivo de atingir e formar cada vez mais profissionais no país", ressaltou Cristina. "A aluna Elizabeth Maciel de Albuquerque é um exemplo dessa estratégia. Ela tem graduação em estatística e, agora, é mestre em saúde pública. Temos que adequar o conteúdo para todas as pessoas. A interdisciplinaridade é estimulante e desafiadora tanto para os alunos quanto para os docentes".

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