Início do conteúdo

25/02/2008

Ministério da Saúde, Anvisa e Fiocruz lançam manual para bancos de leite humano

Maria Fernanda Schardong


Para garantir a qualidade do leite humano, orientar as atividades envolvidas no processamento e evitar possíveis riscos, o Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Fernandes Figueira (IFF) da Fiocruz,  lançou o manual Banco de leite humano: funcionamento, prevenção e controle de riscos. Segundo o responsável pelo Laboratório de Controle de Qualidade de Leite Humano do IFF, Franz Reis Novak, o documento é direcionado a todos os profissionais que trabalham na obtenção, processamento e controle de qualidade do leite humano ordenhado e para todos os profissionais de vigilância sanitária, que se ocupam da inspeção sanitária dos bancos de leite humano no Brasil.


 Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano tem 187 unidades em funcionamento e 29 postos de coleta

Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano tem 187 unidades em funcionamento e 29 postos de coleta


O manual estabelece os requisitos mínimos para o funcionamento de bancos de leite humano (BLH) e postos de coleta de leite humano (PCLH) e tem como objetivo garantir a segurança dos produtos distribuídos, além de enumerar itens relacionados a responsabilidade técnica, recursos humanos, infra-estrutura, equipamentos, entre outros, e estabelecer processos operacionais para o transporte e armazenamento.


De grande importância para as políticas públicas de bancos de leite humano, o manual surge como um meio específico para evitar riscos à saúde dos bebês. “Tivemos o prazer de colaborar com alguns capítulos para a primeira publicação desse gênero, que em breve estará disponível em outros idiomas para países que se interessem por este trabalho”, afirma Novak.


Com a publicação do regulamento, as normas passam a ser válidas para todos os serviços públicos e privados que trabalham com leite humano ordenhado no Brasil. Atualmente, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH-BR) conta com 187 unidades em funcionamento e 29 postos de coleta. O manual pode ser baixado aqui.

Voltar ao topo Voltar