Início do conteúdo

08/08/2016

Ministério da Saúde e Fiocruz lançam edital sobre saúde de idosos

Graça Portela (Icict/Fiocruz)


Quantos projetos e experiências estão acontecendo no Brasil para apoiar a pessoa idosa e o envelhecimento? Para saber quais são e também premiar as experiências exitosas, o Ministério da Saúde e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) lançaram (1º/8) a quarta edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa 2016. Conhecer e dar visibilidade a boas práticas no campo da saúde da pessoa idosa que estão sendo realizadas nas cidades, estados e nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) é o objetivo do Mapeamento.

Imagem: Icict/Fiocruz

 

As inscrições são gratuitas e as experiências inscritas serão avaliadas por um comitê composto por gestores, pesquisadores e controle social, além de representantes de diversas instituições ligadas à área de saúde do idoso e envelhecimento. Ao final, 14 experiências serão escolhidas. Os gestores e profissionais de saúde responsáveis serão convidados a apresentarem seus trabalhos durante evento a ser organizado em Brasília (DF), que terá também como convidados os integrantes do Colegiado Nacional de Coordenadores de Saúde da Pessoa Idosa, áreas técnicas do Ministério da Saúde, Opas, Conass, Conasems, CNDI,CIASCV / CNS, Condisi, entre outros. Nesse evento, a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa realizará uma premiação simbólica, por meio da entrega de Certificado de Reconhecimento de Experiência Exitosa, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Podem se inscrever gestores e profissionais de saúde de todo o país.

Desde 2013, quando surgiu, o Mapeamento já reuniu mais de 100 experiências em todo o país, que atendem questões ligadas a saúde física e emocional da pessoa idosa. No site Saúde da Pessoa Idosa é possível acessar todas as experiências inscritas por região – elas incluem também os dados de contato dos responsáveis.

O Mapeamento de Experiências Estaduais, Municipais e de Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa é uma iniciativa que integra a agenda anual da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Dapes/SAS) do Ministério da Saúde, em parceria com o Icict/Fiocruz.

Acesse o edital 2016 para obter outras informações, os interessados devem entrar em contato com a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa / Cosapi / Dapes / SAS / MS.
Endereço: SAF Sul, Trecho 2, lotes 5/6, Torre 2 – Sala 14 do Térreo do Ed. Premium
Telefone (61) 3315-6226
E-mail: idoso@saude.gov.br.

Cronograma

1ª Etapa – Inscrições: 1º a 31 de agosto de 2016
2ª Etapa – Avaliação das experiências inscritas: 1º a 21 de setembro de 2016
3ª Etapa – Divulgação dos resultados: 3 de outubro de 2016
4ª Etapa = Apresentação e premiação das 14 experiências selecionadas: novembro/dezembro (data a definir)

Voltar ao topo Voltar