Início do conteúdo

06/05/2014

Ministério da Saúde lança mês de imunização dos povos indígenas: vacinas produzidas por Bio-Manguinhos

Ascom Bio-Manguinhos


O Ministério da Saúde deu início no dia 30 de abril ao Mês de Vacinação dos Povos Indígenas 2014. A ação se estenderá até o dia 29 de maio e tem como objetivo reforçar a imunização dessas populações, alcançando aldeias, áreas de difícil acesso e com baixa cobertura vacinal. Serão oferecidas 249 mil doses contra diversas doenças, como hepatite B, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, meningite, gripe, caxumba, febre amarela, entre outras, sendo a maioria produzida por Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destaca a importância do deslocamento das equipes de saúde até as reservas para alcançar populações que vivem de forma dispersa em aldeias de difícil acesso. “Este é um mês intensivo para aumentar a cobertura de todo o calendário vacinal e garantir a imunização dos povos indígenas, em especial os que estão localizados em áreas longínquas. A medida ajuda na prevenção de doenças que podem ser evitadas, contribuindo para a promoção da saúde desses povos”, explica Chioro.

Na abertura da campanha no Polo-Base do município de Pesqueira (PE), o secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves, fez um chamado para que a população indígena participe da ação. “A imunização é um ato de amor. Eu convido a todos para se vacinarem, principalmente os pais, para que levem suas crianças e as protejam. Quanto menos doenças, melhor a vida da gente”, ressaltou o secretário.

Leia mais aqui.

Voltar ao topo Voltar